No 1T20 a CSU começa o ano com indicadores operacionais e financeiros em evolução e bem preparada para enfrentar a economia da COVID-19. Abaixo os destaques do trimestre comparados com o mesmo período em 2019:
- Receita Bruta de R$ 129,3 milhões , aumento de 11,4%
- EBITDA de R$ 30,5 milhões , aumento de 31,2%
- Lucro Líquido de R$ 9,3 milhões, aumento de 106,3%
- Dívida Líquida (IFRS-16) de R$ 81,0 milhões , diminuição de 32,3%
- Divida Líquida / EBITDA (IFRS-16) de 0,6x , comparado a 1,4x no 1T19
- Caixa e equivalentes de R$ 26,3 milhões, diminuição de 8,3%
COVID-19
Os serviços prestados pela Companhia foram incluídos no rol de atividades essenciais, indispensáveis ao atendimento da comunidade no combate à Covid-19. A CSU anunciou as medidas de praxe para a continuidade das suas operações sob a epidemia visando a segurança sanitária para seus funcionários e stakeholders.
Cerca de 2.000 atendentes de Contact Center estão trabalhando a partir de suas casas em regime de “home-office” – uma das maiores operações dessa natureza no Brasil – em tempo recorde. Com isso foi possível manter as operações nos sites com adensamento reduzido de acordo com as recomendações dos órgãos competentes.
Receitas e Margens
A Divisão “CardSystem” , que processa vários tipos de cartões e também inclui o business de marketing de fidelidade e e-commerce, continua mostrando mais capacidade de crescimento e melhores margens quando comparada à Divisão “Contact” , serviços de tele atendimento e bastante intensiva em mão de obra. No geral a evolução dos indicadores foi bastante positiva, resultado de maior assertividade comercial e melhoria de processos.
Reapresentação dos números de 4T19 e 1T19. A partir de 01-Jan-20, a Unidade CardSystem passou a apresentar os créditos de PIS e COFINS sobre aquisição de insumos e encargos de depreciação como redutores dos custos dos produtos e serviços vendidos, para melhor refletir as naturezas dos respectivos créditos e despesas.
Endividamento e alavancagem (IFRS-16) Mantendo a sua prudência na gestão de estrutura de capital, a CSU reduziu ainda mais o já baixo endividamento em relação à sua capacidade de geração de caixa. Em 12 meses a Dívida Liquida caiu para R$ 81,0 milhões, uma redução de quase um terço no período. Como o EBITDA aumentou em 31,2% nos 12 meses, o índice de alavancagem caiu de 1,4 x para apenas 0,4 x.
Com apenas 32,0% da sua dívida financeira vencendo em 12 meses,fica ainda mais evidente a excelente situação de solvência da empresa.
Entretanto a posição de Caixa da empresa era de apenas R$ 26,3 milhões, cerca de 5,5% do Ativo Total. Esse percentual está em linha com os trimestres anteriores. Contudo o cenário econômico extremamente difícil nos próximos trimestres recomendaria a manutenção de um Caixa mais elevado para eventuais surpresas. De todo modo a CSU tem um perfil de risco de crédito baixo e portanto não teria muita dificuldade em se socorrer em Bancos caso necessário.
Perspectivas
O setor da CSU, tecnológico e digital, desfrutará de boas oportunidades nos próximos trimestres. A empresa opera num mercado que, embora sofra com a redução da atividade econômica, também poderá se beneficiar de uma demanda por automação, digitalização e capilarização de processos. Além disso, a empresa anunciou a conquista de contrato com o UOL e Pagseguro, inicialmente na área de Contact Center. Isso é mais um passo em direção ao mercado menos tradicional e mais “disrruptivo” das fintechs e outras startups que podem ter uma boa sinergia com a empresa.
Nota: Este post foi elaborado a partir de informações obtidas da central de download da área de RI da CSU-CardSystem e da conferencia telefônica em 07-Mai.
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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
Sobre o Autor: Claudio R. Cusin é Engenheiro Mecânico formado pela Poli (USP) e Economista formado pela FEA (USP). É atualmente consultor de finanças tendo trabalhado no mercado financeiro por 30 anos. Foi Diretor de Credito e de Risco em vários bancos de investimento e comerciais. Email: [email protected]