Primeira empresa brasileira a desenvolver compressores rotativos de parafusos com a própria engenharia.

FAZ HISTÓRIA, QUEM TEM HISTÓRIA

Maior produtora de compressores da América Latina, a história da Schulz começa em 12 de junho de 1963, quando Heinz Schulz convidou amigos e empreendedores para fundar a companhia. De início, a empresa contava com apenas 26 colaboradores e recursos limitados. O grupo levou a Schulz a construção de uma linha de ferramentas manuais de fixação, aperto e corte.

Em 1972, visando o crescimento da companhia, começou a se dedicar ao desenvolvimento de compressores alternativos de pistão e não demorou muito até que a empresa passasse a investir em um novo parque fabril, desenvolvendo sua entrada no segmento automotivo pesado. No ano de 1982, tornou- se líder absoluta no mercado brasileiro de compressores de ar de pistão.

O modelo de negócios da companhia é dividido em duas unidades: compressores e automotivos. A Schulz Compressores Ltda. é a  maior fabricante de compressores de ar de pistão e parafuso da América Latina, com uma rede composta por mais de 10 mil distribuidores e 700 assistentes técnicos, sendo a maior em seu segmento no mundo.

A Schulz Automotiva, por outro lado, atua com maior fundição, usinagem, pintura KTL e montagem. Essa unidade também opera no mercado de reposição, com o fornecimento de sistemas de freio e acessórios para veículos comerciais leves e pesados, além de máquinas agrícolas.

SUCESSO E QUALIDADE DOS PRODUTOS

Seu sucesso partiu principalmente depois que abriu seu mercado para o exterior. Em 1985, a Schulz se torna líder na América Latina, marcando presença também na América Central e nos Estados Unidos.

Nos anos 90, a companhia consegue novos mercados: adquiriu controle acionário da sua maior concorrência em compressores alternativos de pistão, a Tecnomecânica S.A, que pertence ao Grupo Dresser, que detém a marca Wayne.

Mas não para por aí, a companhia então decide abrir seu capital para expandir ainda mais os negócios. Em 1994, depois de sua Oferta Pública Inicial (IPO), conquista a marca de 1 milhão de compressores produzidos e comercializados. Após 5 anos, a empresa vai além e cria a Schulz of America Inc, entrando de vez no mercado norte-americano e consolidando sua presença no mercado mundial. Mais tarde, a instituição ainda começa a operar em solos asiáticos, com a fabricação de compressores em Xangai, na China.

EM DIA COM O MEIO AMBIENTE

A companhia se mostra em dia com o meio ambiente ao estabelecer diretrizes que vão em linha com a sustentabilidade, qualidade de vida dos colaboradores e o compromisso com os acionistas e controladoresem toda sua cadeia produtiva. O Sistema de Gestão Ambiental (certificado pela norma NBR ISO 14001) demonstra que a companhia está, de fato, comprometida com a preservação do meio ambiente, monitorando indicadores ambientais e buscando reuso e reciclagem de resíduos e a redução do consumo de água e energia. A empresa também faz a gestão de fornecedores e um programa de conscientização ambiental para seus funcionários.  

CENÁRIO MACROECONÔMICO

Apesar do cenário conturbado que estamos presenciando nos últimos tempos, principalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a economia tende a se aquecer com o avanço da vacinação e a retomada de alguns setores da economia. Caso dos Estados Unidos, por exemplo, que já vacinou aproximadamente 37% da sua população. Contudo, grande parcela do mercado da Schulz está concentrada nos Estados Unidos, já que possuem o Schulz of America Inc, sendo um ponto positivo a retomada da economia no país para a companhia. 

RESULTADOS

Os resultados da Schulz no 4T20 foram impressionantes: mesmo com a pandemia da Covid-19, a empresa conseguiu um lucro líquido de R$ 82,4 milhões, salto de 168,7% ante o terceiro trimestre de 2020 e 279,8% ante ao quarto trimestre de 2019. Com relação ao Ebitda, a companhia apresentou R$ 76,9 milhões, com margem de 22,27% no quarto trimestre de 2020. O crescimento anual foi de 46%. Contribuíram para os bons resultados os novos lançamentos de compressores de parafusos, com alta tecnologia e isenção de óleo no ano passado. Além do mais, foram lançados novos compressores de pistão a partir de novas tecnologias e menor consumo de energia elétrica.

Entretanto, o endividamento da companhia apresentou elevação de 20% em comparação com o 3T20 e 12% frente ao mesmo período do ano anterior. A companhia aponta que o endividamento foi recorrente aos investimentos realizados, com ressalto para a aquisição de dois imóveis.

MÚLTIPLOS

P/LPEG RATIOLPAP/EBITDA
11,280,251,598,57

INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO

DÍV. LÍQ/PLDÍV. LÍQ/EBITDADÍV. LÍQ/EBITLIQ. CORRENTE
0,331,311,72,28

INDICADORES DE RENTABILIDADE

ROEROAROIC
19,10%7,96%7,62
MARGEM BRUTAMARGEM  LÍQUIDAMARGEM EBITDA
22,97%13,49%17,75%

Fonte: Status Invest

Caso queira saber a opinião da Sara Invest sobre esses e outros indicadores, acesse o link <www.sarainvest.com.br>

Sobre o autor:  Marco Saravalle é analista CNPI-P e sócio-fundador da BM&C e
da Sara Invest. Foi estrategista de Investimentos do Banco Safra, estrategista
de Investimentos da XP Investimentos, Analista e co-gestor de fundos de
investimentos na Fator Administração de Recursos e GrandPrix e analista de
ações na Coinvalores e Socopa. Iniciou sua carreira no programa de Trainee do
Citibank. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, Pós-graduado em Mercado
de Capitais pela USP e Mestrando em Economia e Finanças pela FGV/EESP.
Atualmente é Diretor Administrativo/Financeiro da Apimec Nacional, membro do
comitê de educação da CVM e presidente do Conselho da ONG de educação
financeira, Multiplicando Sonhos.

Caso você também queira escrever algo em nosso Portal, envie seu texto
para contato@smallcaps.com.br. Além do texto, precisamos de sua assinatura, com
nome e qualificação. Nos reservamos o direito de decidir quais textos iremos ou
não publicar.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal
Small Caps

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps

Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui