A Klabin, maior fabricante e exportadora de papeis para embalagem do Brasil, anunciou fortes resultados no primeiro semestre de 2021 e se mostrou otimista sobre a continuidade do ótimo momento vivido pelo seu setor.
Resultados e Múltiplos
Sua dívida líquida representa 3,8x o seu ebitda anual, o que é alto na visão do mercado. Porém, a companhia está em período de fortes investimentos visando o aumento de capacidade, através do projeto Puma 2, ou seja, aumentando a dívida sem ainda poder contar com esse aumento de geração de caixa (conclusão do projeto é apenas em 2023).
Projeto Puma 2
A empresa recentemente entregou a primeira máquina (de 2 totais), mas que estará rodando 100% apenas em 2 anos. “a gente começa com 70% de capacidade nos primeiros meses e avança até 100% ao longo do segundo ano (…) mas o benefício completo e, portanto, o impacto em custo, ele vem após a implementação da fase 2 com a máquina de cartão lá em 2023″.
A empresa reforçou a importância do projeto para a companhia:
“É importante lembrá-los que estruturalmente essa fábrica terá o menor custo caixa por tonelada em dólares do mundo, o que, em nossa visão, garantia aí a competitividade e retorno do projeto“.
Perspectivas Futuras
A demanda segue muito forte, inclusive possibilitando novas altas de preços:
“nós aplicamos um aumento de preço numa parte importante da carteira agora a partir de 1 de julho (…) e isso deve refletir de forma integral agora no terceiro trimestre“.
“temos um mercado de cartão bastante demandado, acho que é o momento de maior demanda da última década, temos uma implementação de preço realizada no segundo trimestre com níveis altos de backlog, então, sim, a gente vê aqui um efeito importante de carrego de preço acontecendo ao longo dos próximos meses, e de forma comparativa, a rentabilidade dos produtos exportação também indicamos aí um movimento adicional de preços à frente“.
A Klabin enxerga esse crescimento de demanda por papel e papelão como algo definitivo e crescente, pautada nos deliverys, comercialização de alimentos e questões ambientais (substituição de plásticos por papeis):
“além do e-commerce, somado ao delivery de alimento (…) toda essa realidade ela talvez tenha sido subestimada por todos nós em termos de volume, e hoje eu já coloco como essa curva talvez esteja no início, mas ela não volta mais, não tem retrocesso nos volumes de e-commerce“.
Comportamento dos Custos
Um dos principais custos da Klabin são as Aparas (papel reciclado), que se encontra em momento mais estável, após forte alta ocorrida nos últimos meses:
A gente viu no segundo trimestre a melhoria da pandemia e o mercado de apara estabilizar melhor e os preços caírem, então a gente viu os preços caíram. No segundo semestre, a demanda de caixas é maior, então a gente espera um mercado forte, isso dá um repique nos preços da apara, a gente acha que deve estabilizar algo entre R$1.200,00 para o segundo semestre frente aos R$ 1.100,00 atuais). (…) então é a gente tem sim melhores preços aí para o segundo semestre, e o preço de aparas médio do segundo semestre em relação ao primeiro semestre bem mais baixo.
Siga nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps
Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps
NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.