Entramos em um novo normal de consumo iniciado pela Covid.

A frase acima é igualmente batida e correta para determinados setores. O e-commerce parece ter evoluído 10 anos em 10 meses, tamanho o seu crescimento.

As vendas on-line precisam, necessariamente, de mais embalagens do que nas vendas físicas. Essa é a ótima notícia para as empresas de Papel e Embalagem. Nesse terceiro trimestre, a Irani (RANI3) acaba de anunciar o maior faturamento em toda sua história para o período. Vejam os números:

Receita Líquida: R$ 261 milhões (alta de 9,4%)

Ebitda Aj: R$ 55,6 milhões (alta de 21,3%)

Lucro Líquido: R$ 25,5 milhões (alta de 66,9%)

O setor como um todo cresceu. Dados da ABPO (Associação Brasileira de Papeis Ondulados) anunciou o crescimento do volume de vendas no setor de 10,2% (Irani cresceu 12,7% em papelão ondulado). As entregas estão com prazos mais dilatados e os preços passaram a ser reajustados em períodos mais curtos do que o normal.

Falta de Matéria Prima

O principal insumo da Irani são as Aparas (papel reciclado) que, devido ao isolamento social, teve sua oferta limitada, aumentando substancialmente seus custos. Apenas nesse último trimestre, a alta foi de 17% (13,7% no caso da Irani).

Essa situação atrapalhou as margens da companhia, que não repassou imediatamente aos seus clientes essa elevação. Porém, em conferência realizada hoje pela empresa, o repasse já está sendo feito, tendo sido iniciado em Setembro, mas também ocorrido em Outubro e agora no início de Novembro. Em Dezembro, novo aumento deve ser realizado. Com isso, as margem percentuais do 4 trimestre deverão ser positivamente impactadas, com manutenção no novo patamar de receitas já alcançado.

Endividamento

A dívida líquida da companhia foi reduzida para R$ 263 milhões, com relação Dív Líquida / Ebitda de 1,1, graças aos recursos advindos do follow-on ocorridos no trimestre. Esses valores deverão ser utilizados em projetos, tanto para redução de custos, quanto para aumento da capacidade produtiva (hoje a companhia opera praticamente no máximo de sua capacidade).

Em relação aos próximos trimestres, a Irani acredita que suas vendas seguirão extremamente fortes, e possuem pedidos já realizados até Fevereiro do próximo ano. Além disso, foi dito hoje que a maioria dos pedidos é para utilização emergencial, sendo que os estoques de seus clientes se encontram extremamente baixos, aumentando ainda mais a convicção de que o momento de forte demanda está apenas começando.

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps

Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui