Companhia fala de seus investimentos em starups e suas avenidas de crescimento para os próximos anos.
Vamos começar pelo final. Na imagem abaixo, mesmo sem apresentar os números de 2022 e 2026 (não podem fornecer guidance sem gerar fato relevante), os gráficos deixam claro a expectativa de fortíssimo crescimento nas receitas na Positivo, especialmente nos produtos não-core.
Vamos iniciar comentando sobre os investimentos em Startups
Hilab:
Trata-se de uma empresa de Testes Laboratoriais Remotos: a companhia disponibiliza um aparelho no seu cliente, como uma farmácia. Os dados coletados vão para o laboratório central e, com auxílio de inteligência artificial, o laboratório devolve o resultado a partir de 15 minutos.
Aproveitando-se dos testes de Covid (são mais de 30 exames realizados pela empresa), a startup viu seu total de clientes e exames crescer mais de 50 vezes, e já se prepara para sua jornada internacional. Recentemente, anunciou parceria com o Laboratório Pantest, que atuará como seu distribuidor na Europa.
Em breve, haverá uma nova rodada de investimentos, e a Positivo decidirá se irá acompanhar ou não, podendo assim ver a sua participação ser diluída (atualmente está em 28%).
Sobre as suas conquistas recentes:
- foram a primeira empresa do Brasil a lançar exames rápidos de Covid com laudo;
- Criaram o primeiro dispositivo de exames de biologia molecular com resultados em até 1 hora;
- 4 milhões de exames realizados em mais de 5 mil locais
Agrosmart: maior Plataforma de Agricultura Digital independente da América Latina, com soluções para monitoramento em tempo real e geração de insights que auxiliam produtores rurais e empresas da cadeia de valor do agro.
Eunerd: trata-se plataforma que gerencia e conecta profissionais de TI a empresas ondemand, diminuindo até 40% dos custos.
@tech: É uma empresa de soluções tecnológicas para agropecuária de precisão, localizada em Piracicaba-SP.
Avenidas de Crescimento
Paralelo aos produtos core, a Positivo vem obtendo ótimos resultados em outros nichos, normalmente com bastante sinergia com suas operações principais. São elas:
Casa Inteligente:
Saindo de 14,5k em 2019 para os atuais 520k usuários, a positivo vem sendo referência em soluções de IOT (internet das coisas – tradução livre) no Brasil. Uma particularidade é que 70% da base é composta pelo público de alta renda (A e B). Com novos lançamentos a cada trimestre, conta com 4 sub-categorias atualmente: Iluminaçao, Conforto & Automação, Segurança e Conectividade. Nos 9 primeiros meses do ano, foram responsáveis pelo faturamento de R$ 30,8 milhões, alta de 38,2% sobre mesmo período de 2020.
Soluções de Pagamentos (POS):
Essa vertente surgiu de uma parceria com a Cielo (CIEL3), que previa exclusividade, a qual foi encerrada agora em 2021. Dessa forma, a Positivo passará a atacar o mercado, e penas primeiras negociações, já perceberam ser bem mais competitivos do que seus concorrentes: além da vantagem na produção, possuem uma representativa equipe de assistência e escala logística.
Atualmente, estão com market share de apenas 3%, acreditando que aumentarão penetração em um setor que deverá seguir crescendo. Atualmente, o líder do setor está com 64% do mercado (era 77% no ano passado).
Trata-se de um setor com forte barreira de entrada (complexidade em homologações e certificações) e com serviços recorrentes (reposição e gestão de parque).
Estão em negociações avançadas com importantes clientes, tais como Cielo, Rede, Stone, PagSeguro, Banco Inter e Market Places como Mercado Livre e Magalu.
Tecnologia Educacional
Trata-se de um mercado global estimado em US$ 186 bilhões, com crescimento esperado próximo a 15% a/a.
Muitos não sabem, mas a Positivo surgiu exatamente desse setor, possuindo mais de 26 anos de experiência. Possuem diversos programas, softwares e parcerias internacionais.
Entre os produtos de maior potencial de crescimento, está o Schood, uma pulseira inteligente que possui diversas funções:
- Localização em tempo real dos alunos;
- Pagamentos com controle para uso em cantinas;
- Medição de temperatura (excelente para tempos de Covid);
- Otimiza tempo de chamada;
- Aviso de proximidade dos pais para saída eficiente dos alunos.
Falando sobre o Brasil, trata-se de um mercado potencial de R$ 2,5 bilhões. Empresas com esse perfil (EdTech) costumam ter um valuation mais atrativo no mercado, com EV/Ebitda entre 15x e 20x.
Demais Avenidas de Crescimento: aqui podemos citar os Projetos Especiais, como as urnas eletrônicas, HAAS (Hardware as a Service), que é a locação de equipamentos como serviços e Servidores & Soluções, que devem crescer ainda mais fortemente com a chegada do 5G ao Brasil.
Valuation e Números da Positivo
Com possível entrada no Índice Ibovespa no início do ano que vem, trata-se de uma SmallCap com R$ 1,3 bilhões de valor de mercado, dívida líquida de R$ 346 milhões, faturamento de R$ 3,1 bilhões e Lucro Líquido de R$ R$ 307 milhões nos últimos 12 meses.
A companhia fez questão de mostrar o seu desconto frente aos seus pares (possivelmente Multilaser (MLAS3) e Intelbras (INTB3), indicando uma possível boa oportunidade de investimentos:
De forma geral, os investidores que conversamos ao final do encontro ficaram bem satisfeitos com as perspectivas da empresa, especialmente em relação às novas avenidas de crescimento (o tema mais comentado era sem dúvida a startup Hilab).
A companhia fez questão de explicar detalhadamente sobre os motivos que a fazem acreditar no crescimento para os próximos anos, o que é muito bom para ajudar na tomada de decisão individual dos investidores.
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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.