O Grupo Peixoto de Castro (GPC), atravessou com tranquilidade o 2 trimestre do ano, auge do COVID-19, e manteve sua evolução nos indicadores, aproximando-se da tão aguardada saída da Recuperação Judicial.

A receita líquida se manteve estável em relação ao mesmo período do ano anterior, mas suas margens obtiveram melhorias significativas, com crescimento de 19,9% no lucro bruto e 58,6% no Ebitda ajustado. O lucro líquido subiu incríveis 3.540%, apesar de parte vir de efeitos não recorrentes.

Saída da Recuperação Judicial

No mês de Julho, a companhia solicitou o encerramento de sua Recuperação Judicial. Atualmente, o processo aguarda a manifestação final do Administrador da RJ e do Ministério Público para eventual desfecho.

Após a saída, é esperado pela empresa uma melhoria na sua estrutura financeira junto a fornecedores e bancos, com maior acesso a linhas de créditos, de forma a contribuir com recursos para novos investimentos.

Endividamento

A relação dívida líquida / Ebitda, saiu de 20,4x em 2015 para os atuais 2,4x, nível considerado confortável pela grande maioria dos analistas. A dívida é predominantemente em moeda nacional (92%), com custo médio de 6,13% ao ano e com 63% vencendo no longo prazo.

Investimentos

A companhia investiu desde 2015 mais de R$ 100 milhões, especialmente no Segmento Químico. A companhia identificou forte crescimento de demanda pelos seus produtos dessa natureza. Após ampliações de suas operações no mês de Julho/20, aumentou em 100% a sua capacidade instalada de Formol e em 60% a de Resinas.

Mercado de Capitais

O valor de mercado atual da empresa é de R$ 413 milhões e suas ações obtiveram evolução de 66% no ano. No dia 19/Ago, o Conselho de Administração aprovou desmembramento de suas ações de 1 para 5 (cada ação será convertida em 5 ações e seus valores terão redução de cotação proporcional). O motivo dessa aprovação é a de dar maior liquidez aos papeis, mostrando uma vontade da companhia em melhorar a sua aproximação com o mercado de capitais. (esse desmembramento ainda precisará ser aprovada em AGE, marcada para o dia 10/Set).

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/smallcaps.com.br/

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui