De forma a contribuir com uma melhor compreensão em relação ao momento atual, a Hermes Pardini, laboratório que realiza quase 10% de todos os exames de Covid-19 no Brasil, vem divulgando periodicamente a evolução dos exames e seus respectivos resultados.
Finalizando abril como o mês mais letal da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia, a última semana foi menos alarmante para os brasileiros, uma vez que, mesmo com alto número de casos positivos e óbitos, as médias móveis para os dois indicadores mostram tendência de queda, segundo balanço do Consórcio de Veículos de Imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL.
A queda nos indicadores foi observada na última segunda-feira, após nenhum estado brasileiro apresentar tendência de alta nos números de morte pela Covid-19.
Dentro deste cenário com viés de controle da contaminação pelo novo coronavírus, é possível identificar e reforçar ações que mostram sucesso, como o reforço de medidas de isolamento social, a continuidade dos esforços de vacinação e a assertividade e rapidez no diagnóstico de casos positivos do vírus. Este último tem como grande contribuinte o Grupo Pardini, companhia de Medicina Diagnóstica e uma das responsáveis pela aplicação de testes RT-PCR para detecção da Covid-19.
No início do último mês de março, o Grupo Pardini alcançou a marca de 3 milhões de exames de Covid-19 aplicados no Brasil, número que representa cerca de 10% dos exames RT-PCR feitos no país, reforçando a importância do Grupo para o mercado local.
O RT-PCR tem como objetivo colher amostras das secreções respiratórias do paciente através de um cotonete estéril nasal e nasofaríngeo, buscando identificar material genético viral. O exame é considerado padrão-ouro para diagnóstico do SARS-COV-2, vírus que causa a Covid-19, e foi aperfeiçoado pelo Grupo Pardini em parceria com a UFMG para criar um teste próprio, permitindo inclusive a detecção das novas cepas do novo coronavírus, consideradas mais transmissíveis e infecciosas.
Desde o último dia 19/04, o Grupo Pardini publica um boletim semanal com o objetivo de entregar mais ferramentas para a tomada de decisão dos setores público e privado. No relatório é possível entender dados como a evolução do volume de exames RT-PCR aplicados aplicados pelo Grupo, bem como a taxa de positividade dos testes administrados.
A segunda edição do boletim, publicada hoje (27/04/2021), indica redução de 30,7% nos números de exames RT-PCR aplicados em todo o Brasil nas últimas quatro semanas de abril/2021 em comparação com as últimas quatro semanas de março/2021. Ainda, a análise semanal mostrou redução de 19,7% de exames na última semana em relação à semana anterior em todos os laboratórios parceiros e lojas do Pardini.
A análise de positividade dos testes realizados na última semana, no entanto, identificou crescimento de 3.1 p.p sobre a média das últimas quatro semanas.
O relatório também faz um recorte dos dados por região, com todas as regiões reduzindo o volume de testes em relação à média nacional, com destaque para a Região Norte, que mais reduziu proporcionalmente (30,9%) seus números. Em termos de positividade, a Região Centro-Oeste atingiu a menor taxa de positividade (21,4%) sobre a média nacional. As Regiões Sul, Sudeste e Nordeste mostraram crescimento de positividade em 7 p.p, 3,6 p.p e 0,5 p.p, respectivamente.
Este material foi elaborado pelo Grupo Pardini, baseado em seus dados proprietários de processamento e análise internos. Ele não deve ser considerado um relatório de análise para aplicação e validade estatística para uma população. As informações fornecidas neste documento não devem ser consideradas com elemento único para fins de pesquisa e estatística, benchmarking e análise de tendências de saúde ou de evolução epidemiológica.
Siga nossas redes sociais
Twitter: www.twitter.com/portalsmallcaps
Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps
NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA