A Duratex divulgou seus resultados do 4º trimestre.  Apesar da pandemia o ano de 2020 foi o melhor da história da Duratex.  Receita Líquida, EBITDA Recorrente e Geração Operacional de Caixa atingiram recordes.  Os gestores da companhia acreditam que 2021 tem tudo para ser outro ano muito bom com vendas e resultados maiores.

A primeira razão deste sucesso é o grau de excelência da Duratex.  Seus produtos são ótimos, suas marcas poderosas e sua operação conduzida com muita competência.

Mercado de materiais de construção

Mas há outra razão para este sucesso.  O mercado da Duratex, materiais de construção, está com forte demanda.

Juros baixos impulsionaram o lançamento de imóveis e vendas vieram firmes.  As construções vão a todo vapor.  Elas consomem e consumirão aço, alumínio, cimento, pvc, cerâmicos, madeira e derivados, tinta, etc. 

Com o home-office as pessoas estão fazendo pequenas reformas, pinturas e gastam mais em decoração como moveis e acabamentos de madeira ou cerâmicos. 

Produzir e vender materiais de construção em 2020 foi um excelente negócio.  E deve continuar sendo em 2021.

E a cereja do bolo:  A subida do dólar em 2020 deixou os produtos brasileiros com preços mais competitivos.  Várias empresas que produzem materiais de construção aumentaram as exportações com margens muito atraentes.

A demanda cresce e já se nota uma inflação dos custos da construção civil.  O índice INCC (mede as variações de preços que fazem parte do setor da construção civil) subiu 8,66% em 2020.  No mesmo período inflação medida pelo IPCA foi de 4,52%.

Comparação entre empresas que atuam neste mercado

No mercado da Duratex (DTEX), além da Eucatex (EUCA), há outras empresas listadas que produzem materiais usados direta ou indiretamente em construção e que podem ser boas opções de investimento em 2021.

Entre as siderúrgicas há a Gerdau (GGBR e GOAU).  Tem ainda Portobello (PTBL), Eternit (ETER), Haga (HAGA), GPC (GPCP), Cristal (CRPG) e até a Unicasa (UCAS) de móveis planejados. 

A tabela abaixo traz uma seleção de algumas destas empresas.  Com exceção da Duratex, os indicadores de precificação estão hoje baseados nos números de Set-20.

Preços de ações colhidos durante o pregão de 09-fev

A divulgação dos números de Dez-20 já começou e vai se estender até o final de Março.  Muitas destas ações tem preços que já incorporam as boas expectativas seja dos números que virão de Dezembro seja do ano de 2021. Mas pode haver oportunidades.

Os níveis de endividamento (medido por Dívida Líquida/EBITDA) de quase todas as empresas estão em patamares muito confortáveis. Apenas neste critério, a Portobelo destoa com seus 3,4x . 

Considerando os preços de 09-Fev, comparado às respectivas máximas e mínimas nas últimas 52 semanas, todas elas estão perto da máxima.

Já as métricas de “valuation” mostram a Eucatex muito descontada. 

O P/L da Eucatex em 7,6, igual ao da GPC, é baixo tanto em termos absolutos como quando comparado às outras ações da tabela como da bolsa como um todo.  Um P/L menor que 10 recomenda uma análise de outros fatores da empresa pois indica que a ação pode estar barata.

O  EV/EBITDA da Eucatex é de apenas 3,8.  Valores acima de 8x até 12x são aceitáveis para boa parte das empresas industriais.  Na comparação ele está substancialmente abaixo das demais.  Também sob esta métrica a ação parece estar num preço muito interessante.

O índice P/VP (preço de mercado versus o valor patrimonial da ação) é de apenas 0,5 na Eucatex.  Isso também sugere um desconto muito grande não só em termos comparativo com as demais como em absoluto:  o valor de mercado da Eucatex é metade de seu valor contábil.

Ressaltando: esses são números do passado, do 3º trimestre de 2020. 

Mas olhando para frente, dadas as condições atuais e futuras do mercado de materiais de construção, é razoável supor que a Eucatex teve no 4º trimestre e terá em 2021 um mercado com demanda firme e preços interessantes.  É provável que a sua geração de caixa aumente (EBITDA) numa proporção ainda maior.  O Lucro Líquido também deverá ser beneficiado no 4º trimestre por uma despesa financeira cambial menor além, claro, de vendas e margens maiores.

Importante lembrar que a qualidade de uma empresa e o potencial de valorização de sua ação não depende apenas dos itens citados.  Este post apenas alerta que pode haver uma oportunidade.  Antes de qualquer decisão de investir, analise outros aspectos.  Consulte as informações disponibilizadas pela própria empresa no site http://ri.eucatex.com.br/ . Em nosso portal há posts com comentários sobre trimestres anteriores. Procure pelo tag “EUCA4”. Respeite seu apetite de risco.

Siga o nosso portal nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps

Instagramwww.instagram.com/portalsmallcaps

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Claudio R. Cusin é Engenheiro Mecânico formado pela Poli (USP) e Economista formado pela FEA (USP). É atualmente consultor de finanças tendo trabalhado no mercado financeiro por 30 anos. Foi Diretor de Credito e de Risco em vários bancos de investimento e comerciais. Email: claudio@smallcaps.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui