Brasileira, com 34 milhões de assinantes, a Bemobi é a empresa que você provavelmente já usou mas nem se deu conta.

A Bemobi é uma empresa de tecnologia brasileira especializada na distribuição de aplicativos, jogos e serviços digitais móveis em mercados emergentes. Com modelo de negócio baseado no tripé de canais, serviços e meios de pagamentos, suportado pela aplicação da melhor da tecnologia de forma a criar escala e viabilizar o acesso e cobrança de serviços.

Do ponto de vista dos canais, a Bemobi utiliza a força de sua plataforma proprietária para orquestrar a distribuição digital desses serviços com apoio das operadoras de telefonia móvel que compartilham o acesso aos sistemas de relacionamento de seus clientes, criando um canal de aquisições de novos usuários escalável e de baixo custo operacional.

A empresa também possui uma plataforma própria (Loop), por onde aproveita o trafego do cliente com o objetivo de monitorar o consumo de milhões de usuários móveis. A jornada do cliente é analisada e os pontos relevantes são transformados em canais digitais para oferecer diferentes serviços.

Fonte: Bemobi

Em sua principal linha de negócio, a Bemobi oferece uma plataforma na qual os desenvolvedores distribuem seus jogos, com vários aplicativos e games de smartphones em seu clube de aplicativos.

Em relação aos desenvolvedores de aplicativos e jogos, eles capturam valor através da receita incremental que acessam através da Bemobi. Nos países desenvolvidos, os developers vendem seus aplicativos através da Apple Store e Google Play e a população pode pagar por aplicativos sem enfrentar qualquer problema de pagamento, já que a penetração do cartão de crédito e a renda média são maiores.

Dito isso, a Bemobi permite que seus desenvolvedores aumentem seu mercado endereçado expandindo sua presença em naqueles emergentes, eliminando o risco de canibalização em seus principais mercados.

As operadoras são beneficiadas e acaba sendo um ganha-ganha, oferecendo aos seus clientes uma ampla gama de serviços, gerando novas receitas e aumentando a rentabilidade de sua base atual.

Para os assinantes finais, eles ganham acesso a um portfólio completo de produtos e serviços digitais a um preço baixo e com métodos de pagamento fáceis.

Fonte: Bemobi

Os serviços da Bemobi estão integrados com 72 operadoras móveis em todo o mundo, dando acesso a um mercado endereçável de mais de 2,3 bilhões de usuários móveis. Eles possuem uma base ativa média de 34 milhões de assinaturas em 39 países.

Fonte: Bemobi

Cenário para o setor

Os dados da App Annie demonstram que os países emergentes têm sido os grandes responsáveis pelo crescimento de números de downloads, impulsionados por países como Brasil, Índia, China e Indonésia (Mercados que a bemobi atua – menos china).

Outro dado importante é relativo ao segmento de jogos móveis, uma das principais áreas de foco da Bemobi. Este segmento atingiu a marca global de US$77,2 bilhões em 2020, se destacando como a maior categoria de faturamento dentro de todas as app stores. O segmento de jogos móveis já representa 49% de toda a indústria de jogos eletrônicos.

Uma das principais avenidas para o crescimento acelerado da indústria de serviços digitais móveis é a crescente penetração de smartphones, especialmente nas classes de média e baixa-renda nos países onde a Companhia atua, pois representa o requisito básico mínimo para se ter acesso a esses serviços. O número global de usuários de smartphones em 2019 era de aproximadamente 3,3 bilhões de pessoas sendo os países emergentes responsáveis por mais de 70% deste total, com quase 2,6 bilhões de usuários e taxas de crescimento anuais mais aceleradas do que aquelas vistas nos países desenvolvidos.

Fonte: Newzoo: Global Mobile Market Report, Setembro 2018 – Mercados emergentes incluem: América Latina, Europa Oriental, Oriente Médio, & África, Índica e China e certos países emergentes asiáticos. Países desenvolvidos incluem: América do Norte, Europa Ocidental e regiões desenvolvidas da Ásia (Japão e Austrália).
Fonte: Pew Research Center, Spring 2018 Global Attitudes Survey

Diferenças nos mercados de serviços móveis digitais

Apesar do crescimento nos mercados emergentes, existem grandes desafios a serem passados para que estes serviços digitais possam efetivamente atingir seu real potencial, em escala comparável àquela vista atualmente em países desenvolvidos. A maioria de serviços  móveis são feitos para atender um perfil de consumidor. Dentre as principais características, destacam-se:

  • Acesso a crédito;
  • Acesso a meios de pagamento eletrônico como o cartão de crédito;
  • Fonte de renda estável;
  • Acesso a planos de dados grandes e/ou ilimitados;
  • Capacidade de arcar com preços internacionais de serviços digitais e apps.

Estas diferenças de perfil dos consumidores emergentes geram barreiras relevantes para a monetização de serviços digitais, gerando um grande descasamento da representatividade dos países emergentes no total de número de downloads de apps e jogos comparado com sua representatividade em geração de receita (Vácuo de Monetização).

Fonte: App Annie 2019 State of Mobile. Dados dos principais mercados mundiais do Google Play em downloads de apps e gastos de clientes em 2018.

Essa diferença na capacidade de monetização de aplicativos em mercados emergentes pode ser explicada em parte por alguns fatores principais:

  • Menor penetração de cartão de crédito, que é o principal método de pagamento em aplicativos móveis dentro das maiores plataformas globais de distribuição de apps (por exemplo, Google Play e Apple App Store).
  • Alta penetração de pagamento de fatura via boleto (100% Brasil, 86% Índia, 100% Indonésia), de modo que o pagamento de serviços adicionais contratados é feito através da mesma fatura.
Fonte: PPRO (2019)
Fonte: Cesta composta por 33 aplicativos selecionados, considerando tipos F2P e Premium. Taxas de câmbio de dezembro 2019. Paridade de poder de compra baseado em dados do Banco Mundial.
Fonte: Bemobi

O Business: família de serviços

Oferta-chave do serviço de assinatura

Aplicativos e assinatura de jogos para dispositivos móveis: é o principal serviço da Companhia. Centenas de apps e jogos são incluídos em suas versões premium – sem anúncios e com todas funcionalidades liberadas, em troca de uma assinatura a um preço fixo e acessível, sem a necessidade de uso de cartão de crédito. Também possuem outros aplicativos em outras categorias, como educação e saúde.

Serviços de mensagens e comunicação: possuem uma plataforma de ponta a ponta de serviço de mensageria de voz, com acesso visual por apps e/ou integrado a sistemas de SMS/WhatsApp, anti-spam de chamadas e conversão de chamadas de voz em texto baseado em inteligência artificial. Estes serviços são oferecidos em parceria com as operadoras de telecomunicações como um serviço adicional ou em alguns casos incluídos nos planos de seus clientes.

Serviços de microfinanças: A empresa trabalha com as operadoras de telecomunicações através de diferentes canais digitais suportados por uma plataforma tecnológica proprietária, para oferecer a clientes pré-pagos que ficam sem saldo de recarga, diferentes soluções em função de seu perfil e de seu momento, tais como a venda de recarga com pagamento eletrônico, adiantamento de crédito pré-pago, adiantamento de pacote de dados e adiantamento de chamada. Nos serviços de microfinanças, o adiantamento do benefício é concedido imediatamente para os usuários sem saldo e o pagamento é feito no momento de sua próxima recarga.

O que é importante ressaltar, que para a cia sair da dependência do mercado de telefonia e conseguir aumentar o seu numero de clientes a empresa destacou recentemente que está em conversas para viabilizar outros canais de distribuição, como bancos digitais e  carteiras digitais internacionais.

Esses possíveis novos parceiros também adicionariam atributos como uma grande base de clientes e ampla distribuição, além de viabilizar os métodos de pagamento.

Bemobi, uma empresa que pode surfar uma bancarização dos países emergentes

Através de seu modelo de negócio, a Bemobi, conseguiu desenvolver soluções de pagamentos para atender um mercado que não era bancarizado. A empresa é especializada na distribuição de conteúdo digital na plataforma móvel e na micro transação cujas principais características são os pequenos tickets e grandes volumes de transações devido a grandes bases de clientes.

Esses baixos tickets e ARPU são uma realidade nos mercados emergentes. Parte do sucesso do modelo de negócios da Bemobi em países emergentes é a combinação de canais de distribuição, métodos de pagamento alternativos e um ARPU que cabe no bolso do cliente.

Fonte: Global Findex Database 2017

AppsClub

Distribuição de pacotes de aplicativos e jogos diferenciados e bem ranqueados em um modelo de assinatura de preço acessível. O portfólio de jogos da Bemobi inclui alguns dos maiores blockbusters.

Proposta de valor forte para desenvolvedores

A Bemobi possui parcerias com mais de 200 editores e desenvolvedores de jogos em vários países do mundo, fornecendo licenças de aplicativos e jogos. O desenvolvedor recebe uma taxa de assinatura da Bemobi de acordo com o uso do aplicativo/jogo e as licenças são dadas em uma base nacional.

Uma avenida grande de crescimento em Microfinanças

Na minha avaliação é a família de serviços com maior potencial de crescimento e expansão no mercado emergente. E esses serviços de microfinanças têm relação direta com a plataforma Loop da Bemobi , e oferta em momentos em que os usuários não possuem créditos ativos para fazer chamadas e acessar a internet.

Hoje praticamente 70% da receita advinda da microfinanças, vem de sua parceria com a operadora CLARO. Vendo isso, a empresa possui uma grande avenida de crescimento com outras parceiras móveis, para oferecer esse serviço.

Até porque como é um serviço que também a operadora é beneficiada, pois gera receita para ambas. O take rate da operação de microfinanças é de 10% médio.

As soluções de microfinanças são um pilar fundamental da estratégia de crescimento da Bemobi e já registram resultados sólidos. Hoje, esse segmento representa 10% da receita líquida total da empresa (contra 6% em 2019).

Serviços de mensagens e comunicação

Os serviços de comunicação são responsáveis por fazer e receber chamadas de voz. Bemobi também oferece soluções para acompanhar a jornada do cliente tanto online (Call ID e Antisspam) quanto offline (Mensagens de voz e notificação de chamada perdida).

Receita por família de serviços

Internacionalização da Companhia

Hoje a Bemobi tem uma operação relevante no brasil, representando 60% de sua receita total, fruto de sua estratégia e crescimento orgânico dentro do país. Mas isso é algo que a cia deixou claro que não será mais o seu objetivo. O objetivo da empresa hoje é fazer uma internacionalização, até pra sair da dependência de receita de um pais e também buscar novas vias de crescimento através de novos mercados.

A empresa tem provado, que esse desafio de internacionalizar a empresa é um desafio mais de execução do que modelo de negócio, tendo em vista que a empresa tem tido sucesso nessa expansão internacional.

E segundo o management da empresa, a operação da bemobi sempre busca similaridades em países, principalmente em relação a renda média do país e  particularidades sócio econômicas. E antes de qualquer operação da cia, sempre é levado em conta o tamanho/população do país, pois o mesmo trabalho de se executar o seu modelo de negócio em um pais pequeno, é o mesmo de um país populoso.

No primeiro trimestre de 2021, a empresa ampliou sua presença em 4 novos parceiros em 2 geografias diferentes, sendo 1 delas um novo país.

R$1 bilhão em caixa para acelerar o crescimento através de M&A

Nos últimos anos, a Bemobi apresentou crescimento orgânico e sendo contínuo ano após ano. Seu crescimento sempre foi alicerçada em dois fatores:

  1. Lançamento de novos serviços aumentando seu mercado
  2. Canais Digitais: além da implantação de novos serviços, a Bemobi integra sua plataforma proprietária de distribuição digital (Loop), permitindo uma distribuição para novos usuários.

De acordo com o management da companhia, existem  algumas formas de acelerar o crescimento da Bemobi para os próximos anos, que seriam algumas oportunidades de M&A com alto nível de sinergias e potenciais de dobrar a receita. Segundo o management, a estratégia será focada em:

  1. Expansão para outros países: crescimento da receita acelerando a penetração em novas geografias (Ásia, África e outros).
  2. Novos canais: adquirir novas empresas para expandir a capilaridade aumentando seu mercado endereçável através de novas operadoras.
  3. Novos Serviços: ampliação da oferta de serviços que adquirem serviços de empresas que podem ser distribuídos através da plataforma da Bemobi.

Evolução dos M&A:
O crescimento da Bemobi sempre foi orgânico. Com isso, desde o início do IPO a empresa buscou no mercado, algumas empresas que tinham possibilidade de trazer sinergias de receita a empresa.  Hoje a empresa tem 18 cias mapeadas e seis discussões em andamento, duas delas em estágios avançados. De acordo com a diretoria da empresa, o maior alvo tem receitas de ~ R$ 160 milhões (~ 60% das receitas da Bemobi).

Números da cia:
– Valor de Mercado¹: R$ 1,81 Bilhões.
– Caixa Líquido:R$ 1,171 Bilhões.
– EV (Valor de Mercado – Caixa Líquido): R$ 639 milhões.
– Receita Líquida em 2020: R$ 241 milhões.
– Lucro Bruto: R$ 160,90 milhões (66,7% de margem bruta).
– Ebitda: R$ 93,4 milhões (38,7% de margem).

¹Dados do dia 03/08/2021

Métrica esperadas:

Em minha premissa, levo como drive de crescimento de receita os ganhos na penetração internacional e evolução da receita advinda das microfinanças, resultando com isso um CAGR de 22% (um pouco acima dos 18% reportado anos antes).

Não coloco no modelo as aquisições que a Companhia deve fazer, porque possíveis aquisições tem espaço de dobrar a receita da empresa, segundo o CEO.

A margem nos próximos anos deve apresentar uma melhora de 1,00% por conta da diversificação da família de receitas. Focando mais em microfinanças e saindo da dependência de apps/games, pode trazer um ganho de margem no médio prazo.

Opcionalidades

Conhecimento do cliente através do Loop pode trazer novas fontes de receita sem novo CAPEX – o CEO da empresa disse em entrevista recente que esta analisando a possibilidade de ofertar o serviço de score com base nessa experiência que eles possuem com seus clientes.

O setor de microfinanças é fragmentado e não possui um player dominante. Os M&A que a Bemobi pretende executar podem fazer com que a empresa vire um player relevante nesse mercado.

Já o mercado endereçável é grande em países emergentes e com penetração bancária baixa, podendo surgir alguma opcionalidade de novos serviços.

Parcerias com fintechs/wallets podem ajudar Bemobi a crescer sua base de mercado.


Sobre o autor:  Daniel B. Germanovix é graduado em direito e gestor do clube de investimentos Agathos. Tem experiência de 8 anos no mercado financeiro tanto como profissional quanto como investidor. Iniciou sua carreira no mercado financeiro por influência de familiares como agente autônomo de investimentos pela XP Investimentos, mesma época em que criou a página Upside Capital com o objetivo de ajudar e democratizar o acesso ao mercado financeiro.

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