Destaques do 4T19

  • Fusão em Out-19 com o Grupo Multi QSR, a franqueadora master das marcas Pizza Hut e KFC.  Apenas em Nov e Dez já foram abertas 48 lojas dessas marcas, uma expansão notável
  • A receita líquida cresceu 1,3% no ano atingindo R$ 1,6 bilhão.  No 4T19 a receita subiu 10,1%  expansão explicada pelos 2 meses de adição da operação KFC e da Pizza Hut que serviu para mitigar os resultados ruins do Viena, dos EUA e do Caribe
  • Vendas consolidadas nas mesmas lojas (SSS) no 4T19 cresceram 3,2% em Reais e de 0,6% em moeda constante.
  • Inauguração em Dez-19 da cozinha central em Louveira-SP, que atenderá todas as marcas operadas com maior eficiência:  reduziu em 67% o numero de funcionários e ampliou 2,3x a capacidade de produção
  • EBITDA atingiu R$ 140,3 milhões em 2019  uma expansão de 3% em relação a 2018, com margem de 8,8%.  O EBITDA ajustado consolidado atingiu R$ 23,9 milhões no 4T19 (+ 18,9% comparados ao  4T18).  
  • No ano de 2019 o Resultado Líquido foi um Prejuízo de R$ 16 milhões versus um Lucro de R$ 8 milhões em 2018.  No 4T19 o resultado foi um Prejuízo Liquido de R$ 25 milhões (Prejuízo de R$ 1,5 milhão no 4T18)

A IMC (International Meal Company) é uma companhia brasileira de restaurantes e catering que opera em 4 países – Brasil, EUA, Colômbia e Panamá – com foco nos segmentos de Aeroportos, Rodovias e Shoppings.  O portfólio de marcas no Brasil (442 lojas) inclui Viena, Frango Assado, R.A. Catering , Brunella, Olive Garden, entre as mais conhecidas.  Em 2019 adicionou as marcas Pizza Hut e KFC.  Nos EUA (22 lojas) opera as redes Margaritaville e Landshark.  Operam ainda na Colombia em 25 pontos e no Panamá em 23.

O seu IPO na B3 foi em Mar-2011 no segmento Mercado Novo.  O atual quadro acionário segue abaixo:

A Liquidez Corrente (AC/PC) estava em 1,1 x em Dez-19 (1,2 x em Dez-18) um tanto justa para os tempos atuais.  A posição de Caixa + Aplicações que atingiu R$ 333 milhões em Dez-19 correspondendo a 12,4% do Ativo Total, percentualmente uma redução se comparada a Dez-18 quando a empresa mantinha R$ 269 milhões equivalentes a 16,4%.

A capitalização (PL/Ativo Total) caiu para 42,6% em Dez-19 versus 62,0% no ano anterior.  Importante notar que o PL de R$ 1,1 bilhão em 2019 compara-se com um Ativo Intangível de R$ 1,3 bilhão (era R$ 854 milhões em 2018).  Está contabilizado neste ativo ágio no montante de R$ 865 milhões, que representa 32% do total do ativo consolidado companhia em Dez-19. A recuperabilidade deste valor dependerá da performance da empresa nos próximos anos.

Alavancagem Dívida Líquida/EBITDA Ajustado estava em 1,6 x em Dez-19.  Um índice baixo (confortável) desde que o EBITDA seja mantido nos níveis de 2019, o que dificilmente ocorrerá.  Entretanto a empresa está negociando com credores uma flexibilização dos seus compromissos de dívida.

COVID-19

Várias ações em 2019 posicionaram a IMC para um salto em termos de aumento de receita e também de margens.  Entretanto um dos setores mais afetados pela epidemia do coronavirus é o de restaurantes.  Os impactos da COVID-19 são grandes conforme informou a IMC em 24-Mar:

KFC – 2 lojas abertas (2 franquias aeroporto), 61 lojas somente com delivery (28 próprias, sendo que 1 com delivery em implantação) e 27 lojas fechadas (5 próprias)

Pizza Hut – 155 lojas somente com delivery (20 próprias) e 77 lojas fechadas (13 próprias, sendo 10 do Frango Assado)

Frango Assado – 19 postos abertos e 24 lojas funcionando, somente com padaria e mini mercado e horários reduzidos, e 1 loja fechada. Vale ressaltar que restaurantes de beira de estrada foram considerados essenciais, para alimentação de caminhoneiros.

Olive Garden – 2 lojas abertas (aeroporto) e 4 com delivery

Viena – 9 lojas com delivery e 26 fechadas

Batata Inglesa – 15 lojas fechadas

Varejo Aeroporto – 10 lojas abertas e 3 fechadas

Varejo Hospitais – 7 lojas abertas e 5 fechadas

Catering Brasil – 6 operações abertas

Estados Unidos – 18 lojas fechadas e 4 abertas

Caribe – Panamá e Colômbia, somente 3 lojas do Carl’s Jr ficarão abertas no Panamá, o restante das nossas operações serão fechadas a partir de 23-Mar-20

Reforço do Delivery –Alternativas de geração de receita no período – As marcas estão disponíveis nos agregadores iFood, Uber Eatse Rappi, além do aplicativo próprio na Pizza Hut. A modalidade delivery nas lojas próprias da IMC Brasil (Pizza Hut, KFC, Olive Garden e Viena) apresentou crescimento de mais de 100% nos dias 23 e 24/Mar (Seg/Ter) vs. o dia 2-3/Mar (Seg/Ter) em que o delivery representava 8,4% das vendas.

Gestão da Liquidez

No momento os gestores da empresa não vêm risco de liquidez.  A empresa foi levada à demissão de 30% de seus funcionários, visando redução de despesas e preservação de caixa.  Por enquanto, a IMC manterá o plano de saúde para seus funcionários por 3 meses, e priorizará a contratação de funcionários antigos assim que a situação se normalize.

A posição de caixa era de aproximadamente R$ 330 milhões e a dívida bruta de R$ 600 milhões em 31/Dez/2019.  Dessa divida aproximadamente R$ 90 milhões de vencimento no curto prazo, sendo que já foram pagos: i) ~R$30 milhões de dívida no Brasil, ii) ~R$10 milhões de juros sobre as debêntures e ~USD1 milhão de principal nos EUA.   As debêntures de 1ª e 2ª emissão perfazem o valor de R$ 400 milhões, o principal montante da dívida bruta. Há dívidas com covenants financeiros que provavelmente serão quebrados.  A empresa negocia com debenturistas, waiver dos covenants relativos à Dívida Líquida/EBITDA para até o fim de 2021.  Em função do cenário macroeconômico e as lojas temporariamente fechadas o EBITDA deverá ser muito impactado..

Fato Relevante divulgado em Mar-2020 informou a mudança do Guidance de Expansão, deslocando o plano de abertura de lojas de 5 anos de 2020 para 2021.   

O negocio da IMC será bastante atingido pelo isolamento social.  Provavelmente mais ajustes serão necessários ao longo do tempo.  Sendo um negócio intensivo em mão de obra, principalmente no atendimento das lojas físicas, a gestão das despesas com pessoal será ao mesmo tempo vital e complicada.  Entretanto as bases para um novo ciclo de crescimento e provavelmente de lucratividade estão dadas:  marcas fortes, estrutura operacional com eficiência muito maior que a anterior e uma posição financeira confortável.

Nota:  Este post foi elaborado a partir de informações obtidas da central de download da área de RI da IMC.

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA Sobre o Autor: Claudio R. Cusin é Engenheiro Mecânico formado pela Poli (USP) e Economista formado pela FEA (USP). É atualmente consultor de finanças tendo trabalhado no mercado financeiro por 30 anos. Foi Diretor de Credito e de Risco em vários bancos de investimento e comerciais.  Email: [email protected]

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