As estratégias da companhia em buscar um novo patamar de crescimento ao longo dos anos

A empresa de alimentação IMC (International Meal Company) foi uma das empresas mais afetadas pela pandemia do coronavírus, observando o seu EBITDA ajustado cair 45,7% entre 3T19 a 3T20, reportando prejuízo de R$ 5,1 milhão de reais. O movimento das estradas e aeroportos relacionados em marcas presentes em quatro países, incluindo o Brasil, caiu consideravelmente. Agora em 2021, o cenário tem se mostrado mais otimista, após a companhia apresentar crescimento em diversas frentes, principalmente no crescimento das maiores marcas do grupo (Frango Assado, KFC e Pizza Hut) nos canais digitais com novas iniciativas como aplicativos próprios, trazendo maior fidelização e experiência do cliente.

Nova avenida de crescimento

A rede de postos Monte Carlo, fechou uma parceria comercial estratégica com a IMC, no dia 25 de novembro de 2020, para abertura de até 18 restaurantes, sendo 8 da marca Frango Assado e 10 Pizza Hut, onde os postos de combustíveis da rede Monte Carlo estão localizados. Este acordo coloca a frente a rede Frango Assado como um grande ponto de referência para o viajante, nas regiões onde ela ainda não atua, ampliando a extensão de seu portfólio.

Outra sinergia extraída do grupo alimentício, é a estratégia do “Store in Store” onde a loja da Pizza Hut é inserida dentro do Frango Assado, criando uma opção para o cliente e beneficiando as duas marcas.

A empresa vem apresentando diversas iniciativas de expansão nas suas principais marcas, como:

Centralizar para acelerar

A Cozinha Central da IMC localizado na rodovia Anhanguera (Km72), em Louveira, no interior de São Paulo, tem como propósito fornecer produtos para a cadeia de restaurantes da companhia, contribuindo para redução de custo de mão de obra, refletindo em queda do SG&A, além da diminuição de desperdício de insumos. Outro benefício desta iniciativa é a redução no tempo de preparo dos alimentos nas lojas da marca, implementando o sistema de “Cook & Chill” , onde as receitas preparadas passam por um processo de ultracongelamento. Quando os insumos estão no restaurante, a refeição está pronta para o uso.

Ganhando reconhecimento com maior liquidez: Entrada no índice IBrX-100

A IMC entrou no índice mais conhecidos da bolsa, o IBrX-100, na carteira relativa referente ao primeiro quadrimestre de 2021. O parâmetro desta seleção é feito a partir de ações com combinações de liquidez junto com o valor de mercado das respectivas empresas.

O reconhecimento por partes de fundos de investimentos que poderão colocar o nome da empresa no radar dos gestores nos próximos meses poderá adicionar maior visibilidade por parte compradora em suas carteiras.

Os resultados poderão sair do forno em breve: O que esperar para 2021

A companhia está fazendo sua lição de casa em se organizar ao cenário do novo normal proporcionado pela pandemia, com estratégia digital mais forte do que nunca e marcando a entrada de lançamentos em restaurantes drive thru da marca KFC. O ano será marcado pela recuperação das vendas nas mesmas lojas (SSS), com melhora da receita líquida, reduzindo a dívida líquida, proporcionado pelo aumento do tráfego, que irá contribuir para o aumento da rentabilidade da companhia.

Gerando caixa no pior cenário da história da IMC, 2021 será de recuperação

A IMC observa que neste período de pandemia, diversos concorrentes de menor porte estão sendo impactados pela menor oferta de crédito e vendas, favorecendo os maiores players na consolidação de mercado, como a IMC. Diversos pontos comerciais bem localizados poderão estar disponíveis, ajudando na consolidação em lugares estratégicos considerados como “premium”.

Considerando o mercado de serviços de alimentação ainda muito fragmentado, com boas oportunidades da IMC se consolidar no período de pandemia, considerando que os players independentes estão com menor capacidade de tomar crédito e continuar suas operações. Desta forma, temos a leitura que a IMC sairá mais forte nesta crise com ganho de maket share com ampliação de lojas e iniciativas digitais que irão adicionar maiores ganhos de margem. Os modelos de lojas diversificados em shoppings, free standing (com drive thru), delivery e nas estradas, garante um grande mercado endereçável de crescimento, que em nossa visão está apenas começando.

 

Sobre o autor:  Marco Saravalle é analista CNPI-P e sócio-fundador da BM&C e da Sara Invest. Foi estrategista de Investimentos do Banco Safra, estrategista de Investimentos da XP Investimentos, Analista e co-gestor de fundos de investimentos na Fator Administração de Recursos e GrandPrix e analista de ações na Coinvalores e Socopa. Iniciou sua carreira no programa de Trainee do Citibank. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, Pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP e Mestrando em Economia e Finanças pela FGV/EESP. Atualmente é Diretor Administrativo/Financeiro da Apimec Nacional, membro do comitê de educação da CVM e presidente do Conselho da ONG de educação financeira, Multiplicando Sonhos.

http://sarainvestoficial.com/

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3 COMENTÁRIOS

  1. Ação com excelentes fundamentos para a recuperação da economia. Mas e aquele fundo que aumentou a participação recentemente e quer interferir na administração, não é um risco? Disputas internas nunca é bom!

  2. Ação com excelentes fundamentos para a recuperação da economia podemos ser mais uma nova equipe que fazermos a diferença não só na economia como equipe podermos mostrar que no meio dessa pandemia que nosso obstáculos são mostra que nossa equipe tem a capacidade de fazer os clientes tem confiança na nossa empresa . A mais como assim : mostramos ao clientes que no meio dessa pandemia nois sempre estamos ali pra pode satisfazer ele mais com todos os cuidados que são necessários pra previnir a vida do cliente e do trabalhador .

    Meu nome e Taiane Aparecida Maciel trabalho no pizza hut de Atibaia _44 tenho 20 anos

    Como funcionária de lá venho mostra a vcs que tenho ideias que pode melhor os lucros e ainda manter a confiança do nossos clientes mais com os cuidados certo .
    No pizza hut não fazermos mtas promoções mais pode fazer nos dias comemorativos pelo o calendário ou no mês que não tem mesmo podemos fazer a diferença é isso tá na nossa frente todos somos capazes de fazer o melhor sempre podemos conversar em equipe e fala nossas ideias para nós superiores e reve cada uma da ideias e ver a melhoria pra nosso estabelecimento de trabalho podemos escutar opinião que vem de clientes e mudar pra nois mesmo e para os clientes ver que somos todos a equipe que quer ver melhoras sempre .

    Muito obrigado !

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