Com uma alta no ano de 25%, o índice Ibovespa atingiu seu recorde histórico no dia de hoje. Sim, estamos no chamado Bull Market, período de farto otimismo, onde diversas ações apresentam expressivas variações positivas.

Quando essas altas apresentam fundamento, trata-se apenas de uma boa notícia (para quem comprou a mesma). Porém, nos últimos dias (especialmente essa semana), diversos papeis vem apresentando variações e volumes muito acima de sua média.

Veja tabela abaixo, com as 8 maiores altas do mês de Novembro até o dia de hoje:

fonte: Infomoney

A característica em comum dessas ações é a mesma: baixa liquidez. Diante dessa característica, as mesmas ficam mais propensas à manipulação de sua cotação. As motivações para isso são diversas (não entraremos em detalhe), mas o ponto principal é a falta de notícias relevantes que justifiquem e solidifiquem essa alta.

Por isso, fazemos um alerta, principalmente dirigido aos pequenos investidores: tomem muito cuidado em suas compras sem embasamento técnico. A equipe Small Caps recomenda fortemente que todos os investidores busquem orientação profissional para investirem na Bolsa de Valores, especialmente nas empresas de maior volatilidade.

Aqui, a máxima se faz presente: valorização passada não garante valorização futura.Todo cuidado é pouco.

Em tempo: buscamos informações relevantes sobre as empresas em questão e não localizamos fatos que justifiquem essas altas. Mesmo assim, não podemos afirmar que as mesmas advêm de ações especulativas.

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui