Elaborado por João Paulo Reis – sócio gestor da Venture Investimentos

A empresa segue sendo sondada pelos bancos de investimento para o follow on, acreditando que o melhor momento seja o primeiro semestre de 2021.

Seguimos apresentando o racional das empresas que compõem nossa carteira.  Nessa oportunidade comentaremos sobre a RNI Negócios Imobiliários, uma incorporadora cujo principal diferencial é a sua atuação na venda de condomínios de casas populares (MCVM) em cidades médias cuja atividade econômica principal seja o agronegócio.

Nosso objetivo com esse post é mostrar como a empresa está enxergando o seu mercado e principalmente sua postura no desenvolvimento do seu negócio com o objetivo de gerar valor no longo prazo.

A tabela abaixo resume todos os movimentos feitos pelas incorporadoras desde os seus IPOs (Abertura inicial de capital).

fonte: RNI e informações públicas de outras empresas

Da análise verificamos que a RNI, desde o seu IPO não mais acessou o mercado.

O que isso significa?

Para aqueles que ainda não conhecem a empresa, é bom lembrar que ela é uma controlada de um grupo empresarial tradicional com quase 70 anos, cuja atuação se dá em diversos segmentos como o setor de vendas e consórcios automobilísticos, tanto de caminhões (Mercedes-Benz) com de veículos leves (Toyota).

Trata -se de uma empresa com uma excelente reputação em todas as regiões e segmentos de atuação.

A tabela confirma, que desde o seu IPO em 2007, a RNI nunca mais acessou o mercado para qualquer movimento, seja de liquidação de dívidas ou plano de crescimento, pois, na sua opinião, isso não gerava valor.

Inclusive, a empresa dá a entender que desde a abertura do seu capital, ela ainda não entregou os resultados prometidos aos primeiros investidores que confiaram no seu discurso de crescimento ao longo dos anos, e que acabou não acontecendo.

Mesmo assim, apesar da empresa já ter manifestado sua intenção de fazer um follow on, o mesmo somente acontecerá desde que haja um plano de crescimento sustentável para aumentar o VGV (valor geral de vendas) da companhia.

A companhia entende que dependendo das circunstâncias do mercado é preferível monetizar os ativos, mesmo com prejuízo do que captar dinheiro novo sem que haja uma contrapartida que gere valor.

Isso mostra um compromisso de respeito com seus acionistas e de coerência com um discurso de geração de valor

Assim, mesmo com o fervor do mercado em torno das novas aberturas de capital, a RNI preferiu aguardar um momento mais propício para fazer esse movimento, cujo objetivo é apresentar ao mercado uma estratégia sustentável de desenvolvimento dos seus negócios. E parece que esse momento chegou.

Tudo indica, que havendo uma oferta de ações ela será unicamente primária, sem participação do controlador, uma vez que há interesse em aumentar a liquidez das ações e a sua base acionária.

Portanto, essa postura da empresa mostra que sua situação financeira é confortável e justa com o calendário das suas obrigações, e que opera com um controle extremamente rígido o seu fluxo de Caixa, que com o aumento da velocidade das vendas, deve deixar a situação da empresa bem tranquila.

Assim, a companhia segue fazendo lançamentos de uma nova gama de produtos com outro nível de rentabilidade e mais estáveis, e com isso ela tem a tranquilidade para honrar seus compromissos.

Para finalizar, continuamos confiantes na atuação da empresa nos próximos trimestres onde temos uma expectativa de receitas crescentes e melhora progressiva dos resultados, associada a uma gestão financeira responsável, e principalmente na confiança que temos tanto na RNI quanto na reputação do seu controlador que sempre esteve presente nos momentos decisivos não deixando de honrar seu compromisso com a companhia, colocando recursos na mesma, e sempre acreditando na geração de valor no longo prazo.

Até mais!!!!!

Sobre a Gestora: A Venture Investimentos foi fundada em 2006 e atualmente faz a gestão de um único fundo de valor no longo prazo (Venture Value FIA), que busca seu diferencial através de cases com assimetria de valor.

DISCLAIMER: O Venture Value possui 0,76% da companhia em sua carteira de ações.

Tel (021) 2512-7701 Email: contato@ventureinvest.com.br

Caso você também queira escrever algo em nosso Portal, envie seu texto para contato@smallcaps.com.br. Além do texto, precisamos de sua assinatura, com nome e qualificação. Nos reservamos o direito de decidir quais textos iremos ou não publicar.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Small Caps

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui