Pessoas mais jovens estão tendendo a querer cada vez mais casas compartilhadas, imóveis alugados ou com contratos flexíveis. Como isso afeta a companhia?

No mercado desde 1997, a Plano & Plano Construções e Empreendimentos Ltda surgiu com o propósito de ser uma das mais importantes companhias do segmento imobiliário no país. Com a Cyrela Brazil Realty S.A, no ano de 2006, formou uma joint venture que ocasionou no nascimento da Plano & Plano Construções e Participações Ltda.

A companhia passou a ser líder no mercado competitivo na cidade de São Paulo e é, hoje, referência no setor habitacional de baixa renda. A zona leste de São Paulo ocupa mais de 40% do Landbank, seguida da zona sul, com 29%.

São 17 as cidades (em três estados diferentes) em que a Plano e Plano entregou projetos, sendo a maioria deles na região metropolitana de São Paulo. A atuação da companhia é voltada principalmente em construções residenciais de até R$ 240 mil, com financiamento na esfera do SFH (sigla para Sistema Financeiro de Habitação), inclusive pelo Programa Federal Casa Verde e Amarela. 

A vantagem competitiva da companhia está principalmente na forte atuação em São Paulo, que apresenta a maior produção do setor no país e maior perspectiva de crescimento e, além disso, possui uma forte demanda por moradia. A empresa conta ainda com uma vasta expertise no segmento, no mercado há mais de 20 anos.

O cenário macroeconômico não foi favorável à companhia no último ano, já que houve a maior recessão econômica dos últimos tempos. A pandemia da Covid-19 acarretou na paralisação de obras por conta do distanciamento social, do recuo no consumo de bens não essenciais e dos investimentos. Apesar disso, as quedas na taxa básica de juros (SELIC) conseguiram antecipar a recuperação econômica, sendo que o crédito imobiliário é extremamente sensível à essa taxa. Mesmo com o retorno de altas da SELIC, é esperado que tais taxas se mantenham em patamares de 5% ou 6% nos próximos anos.

Fonte: RI Plano & Plano

Os números da companhia no último ano trimestre – primeiro trimestre de 2021 – vieram fortes em comparação com o primeiro trimestre de 2020. O lucro líquido da companhia foi de R$ 50 milhões, alta de 145,2%, com margem líquida de 16%, ante 10,3% no mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas cresceram 58,8% na comparação do 1TRI de 2020 com o 1TRI de 2021.

Não obstante, é preciso levar em consideração que o comportamento da nova geração não é o mesmo dos nossos pais e avós: conquistar a tão sonhada casa própria. Ao invés disso, pessoas mais jovens estão tendendo a querer cada vez mais casas compartilhadas, imóveis alugados ou com contratos flexíveis, principalmente pelo financiamento ser, geralmente, tão longos. Precisamos nos manter antenados ao que a “geração Z” tem a dizer. Boa sorte, millennials!


Caso queira saber a opinião da Sara Invest sobre essa e outras companhias, além da análise de seus indicadores, acesse https://www.sarainvestoficial.com/

Sobre o autor:  Marco Saravalle é analista CNPI-P (SP-2729) e sócio-fundador da BM&C e da Sara Invest. Foi estrategista de Investimentos do Banco Safra, estrategista de Investimentos da XP Investimentos, Analista e co-gestor de fundos de investimentos na Fator Administração de Recursos e GrandPrix e analista de ações na Coinvalores e Socopa. Iniciou sua carreira no programa de Trainee do Citibank. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, Pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP e Mestrando em Economia e Finanças pela FGV/EESP. Atualmente é Diretor Administrativo/Financeiro da Apimec Nacional, membro do comitê de educação da CVM e presidente do Conselho da ONG de educação financeira, Multiplicando Sonhos.

Caso você também queira escrever em nosso Portal, envie seu texto
para contato@smallcaps.com.br. Além do texto, precisamos de sua assinatura, com
nome e qualificação. Nos reservamos o direito de decidir quais textos iremos ou
não publicar.

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal
Small Caps

Siga nossas redes sociais
Twitter: www.twitter.com/portalsmallcaps
Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps

1 COMENTÁRIO

  1. Comprei meu apartamento na zona norte de SP, no limão para ser mais preciso, estou muitíssimo satisfeito com o que me foi entregue mantendo assim o que estava em contrato.
    A plano e plano é sim uma realizadora de sonhos e o melhor com capacidade e qualidade.!
    Parabéns plano e plano, continue assim e obrigado…!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui