Superando as expectativas frente a todas as incertezas do período. Esta é a mensagem passada pela empresa que resume os resultados divulgados referente ao 1º trimestre de 2021.

O tom otimista passado pela empresa não poderia ser diferente, pois mesmo em meio a crise sanitária que assola o país, a companhia registrou desempenho superior ao mesmo período do exercício anterior, quando o impacto da pandemia se iniciava, e em linha com a tendência de retomada da economia sentida por alguns setores.

O resultado divulgado pela Pettenati referente ao 1º trimestre de 2021 superou as expectativas financeiras e refletiu o sucesso do plano estratégico adotado pela empresa para enfrentamento da pandemia. A empresa é conhecida pela resiliência e capacidade histórica de superação em tempos de crise e costuma sair sempre mais fortalecida.

NÚMEROS E RESULTADOS
A boa gestão financeira resultou na melhora de indicadores fundamentais para saúde da empresa, como por exemplo a redução do nível de alavancagem que era de 1,44x para 1,24 (dívida liquida / EBITDA).

Tabela

Descrição gerada automaticamente

No último trimestre, a empresa reportou um lucro líquido de R$ 11,52 milhões, que representa uma alta de 194% comparada com o mesmo período do exercício de 2020 – embora o impacto da pandemia estivesse no início, mas que grande parte refletiu no balanço do 2T20. Também é possível observar uma consolidação importante com relação ao resultado alcançado pela a empresa, emplacando um lucro líquido superior a faixa dos R$ 10 milhões pelo terceiro trimestre consecutivo, que coloca a companhia em patamar respeitável.

Gráfico, Histograma

Descrição gerada automaticamente

A receita líquida demonstra um reposicionamento da empresa no mercado. Enquanto outras companhias do mesmo setor amargam perda de receita e prejuízos, a Pettenati obteve ganho significativo do market share em grande parcela da carteira de clientes, o que resultou em um avanço de 21% de sua receita se comparada com o mesmo período do ano de 2020.

Gráfico, Histograma

Descrição gerada automaticamente

A manutenção das estratégias de solidificação do caixa, ajuste do custo fixo e rígido controle de despesas, bem como a priorização de linhas de produção tradicionais contribuíram para o ótimo resultado do período, além da evidente retomada do mercado, que projeta boas perspectivas também para os próximos exercícios.

Referências: Site da empresa; Balanços e Comunicados ao mercado; página: fundamentus.com.br.


Sobre o Autor: Eduardo Pujol é Engenheiro Mecânico formado pela FEI e mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT. Atua como empresário, sócio de mesa proprietária e possui mais de 20 anos de experiência na bolsa de valores.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal
Small Caps

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Caso você também queira escrever algo em nosso Portal, envie seu texto
para contato@smallcaps.com.br. Além do texto, precisamos de sua assinatura, com
nome e qualificação. Nos reservamos o direito de decidir quais textos iremos ou
não publicar.

Siga nossas redes sociais:
Twitter: www.twitter.com/portalsmallcaps
Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps
Telegram: https://t.me/joinchat/siIm7u1eILc0OTAx.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui