Empresa criada em Junho de 1964, sediada em Caxias do Sul/RS, atua a mais de 56 anos no mercado têxtil, com mais de 2.000 colaboradores, a empresa é reconhecida e querida por seus clientes, principalmente pela confiabilidade de seus produtos. A seriedade e a dedicação a todos os detalhes dos processos de desenvolvimento e fabricação resultam em produtos ícones em vendas e líderes de mercado.
As linhas de produtos abrangem uma grande variedade de tipos de tecidos de malharia circular, tintos e estampados, produzidos com uma ampla variedade de fibras e combinações, como algodão, viscose, poliamida, poliéster, elastano, etc., que atendem os mais diversos segmentos do mercado de vestuário, como feminino, masculino, infantil, bebê, streetwear e surf, íntimo, profissional e esportivo. A fabricação dos tecidos é realizada em duas unidades fabris, sendo uma no Brasil (em Caxias do Sul – RS) e outra em El Salvador (América Central), através da Controlada Pettenati Centro América S/A, já as confecções são fabricadas na unidade matriz em Caxias do Sul – RS.
Os esforços de anos de trabalho, somados a custos internacionalmente competitivos, resultaram na mais moderna tecelagem de malharia circular da América Latina, que exporta, além de seus produtos, um conceito de trabalho. A paixão da Pettenati é criar produtos e soluções têxteis inovadoras para clientes de respeito, como Nike, Adidas, Puma, entre outras gigantes.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Como não poderia deixar de ser uma empresa moderna não pode deixar de pensar no meio ambiente, e a Pettenati leva a sério a sustentabilidade e o meio ambiente em sua cadeia produtiva, desde a matéria prima até a fabricação do tecido. Além de utilizar energia elétrica proveniente de fonte renovável a empresas vem investindo ao longo dos anos em equipamentos de última geração com o objetivo de reduzir significativamente o consumo dos recursos naturais.
De 2006 a 2017 por exemplo, a empresa obteve uma redução de 53% no consumo de água, e 30% com energia na produção de tecidos, mesmo com incremento significativo da produção neste período. A empresa também tem como filosofia o investimento constante em equipamentos mais modernos na produção, o que leva não só a uma eficiência de custo produtivo como também o melhor proveito dos recursos naturais, e consequentemente um menor consumo.
A empresa também busca utilizar produtos químicos de menor impacto ao meio ambiente, isentos de metais pesados e substâncias restritas seguindo normas américas e europeias. Os corantes mais concentrados, com taxa de fixação superior a 80% de absorção reduz significativamente o desperdício e consequentemente a geração de efluentes a ser tratado.
E como não poderia faltar, a empresa possui a maior linha de tecidos que utiliza fios produzidos pela reciclagem de garrafas PET da América, transformando o incrível número de 10 milhões de garrafas PET por ano, em tecidos de alta qualidade.
Resiliência
O ano de 2020 foi desafiador em razão do cenário da pandemia. Assim como muitas empresas o fizeram durante este período, a Pettenati tomou rapidamente medidas preventivas e de contingência de forma a preservar a saúde financeira da empresa, proteger seus colaboradores e preservar o relacionamento com seus clientes. A conscientização dos colaboradores com relação a pandemia, adoção de trabalho remoto, antecipação de férias e banco de horas estão entre as medidas tomas pela empresa.
A Pettenati também teve de rever seus investimentos estratégicos para 2020, buscou redução dos custos operacionais, revisão de todos os contratos e renegociação de prazos de pagamentos com o objetivo de dar maior equilíbrio financeiro. A empresa cortou na própria carne reduzindo os salários do CEO, Diretoria Executiva, Conselheiros e executivos da companhia com foco em preservar seu caixa para atravessar tempos dos mais desafiadores das últimas décadas.
Estas ações foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia e preservação da saúde financeira da empresa, principalmente por que sua unidade de El Salvador teve suas atividades prejudicadas entre Março a Junho de 2020, o que contribuiu para uma redução do faturamento e consequente queda do resultado, já esperado, e importante constatação de que este tropeço não representou qualquer risco a continuidade do negócio em razão da posição saudável a qual se encontra a empresa.
A Pettenati aproveitou este momento para se reinventar, direcionando sua equipe de profissionais para focar em ações de melhoria buscando um desempenho superior, além da adequação de algumas linhas de produtos e o lançamento de novas linhas de tecidos. Estas ações estratégicas colocadas em prática, aliada a melhoria do cenário da pandemia levam a empresa a acreditar que renderão resultados positivos para os próximos exercícios.
Empresa de Fibra
Para a Pettenati a palavra “fibra” tem mais de uma definição no dicionário, e fibra não está só na matéria prima utilizada para fabricação dos tecidos, mas também na força de vontade, disposição para tomada de decisões e capacidade de enfrentar situações adversas. Em entrevista dada por Ricardo Pettenati, diretor-presidente e filho do fundador, ao jornal Pioneiro em Agosto de 2020, Ricardo relatou a capacidade histórica da empresa em superação de crises e sair ainda mais fortalecida.
O primeiro desafio da empresa veio com uma mudança drástica no setor têxtil, quando no final dos anos 1980 a China passa a entrar no mercado internacional junto com o nascimento de pequenas confecções concorrentes. Ao invés de combater os concorrentes a empresa enxergou clientes em potencial, e tomou uma decisão que foi crucial para sua sobrevivência e crescimento. Em dois anos passou de confecção a fabricante de tecidos e a fornecer seus produtos a seus antigos concorrentes.
A segunda grande crise enfrentada foi de 2008, quando a empresa instalava sua fábrica em El Salvador. O mercado que passou meses estagnado, passou de uma hora para outra a demandar entrega rápida, e os Estados Unidos buscavam por produtos diferenciados. O fato de estarem próximos deu vantagem importante perante aos concorrentes, sendo que enquanto a Ásia entregava entre 45 a 60 dias a Pettenati atendia em 7 dias.
Fundamentos e Resultados
Embora o resultado do segundo trimestre tenha sido prejudicado devido a pandemia, a gestão austera e responsável da empresa em linha com as medidas adotadas ao longo da pandemia, ajudaram a empresa a preservar seu caixa encerrando o 4T20 com uma posição de R$ 144 milhões. Além disso, a empresa tem um nível saudável de alavancagem de 1,44x (dívida liquida / EBITDA).
Nessa mesma linha com o solavanco da receita observado no 2T20 a empresa bateu seu recorde de receita no terceiro trimestre ao superar os R$ 186,5 milhões e manteve o mesmo patamar no período seguinte com R$ 174,7 milhões como mostra o gráfico a seguir.
Como resultados dos bons números o patrimônio líquido da empresa também vem ganhando força, com crescimento constante, atingindo seu maior montante nesse último período com mais de R$ 330 milhões como mostra o próximo gráfico.
Considerando as cotações das ações PN, a Pettenati tem uma capitalização em Bolsa de R$ 236 milhões. Alguns múltiplos impressionam, se considerarmos a saudável alavancagem e seu histórico de crescimento e demonstram como a empresa é pouco conhecida pelo mercado. Mesmo com base nos resultados de 2020 que foram prejudicados pela pandemia no segundo trimestre, a Pettenati negocia a 12x preço sobre lucro, 0,7 preço sobre valor patrimonial, 0,42 preço sobre receita e EV/EBITDA de 4,8.
Por esses motivos, as ações da Pettenati (PTNT3 e PTNT4) são um bom investimento dentro do setor têxtil, que já apresenta características interessantes de difícil “disrupção” e baixa probabilidade de novos competidores.
Referências: Site da empresa; Balanços e Comunicados ao mercado; Entrevista do Diretor Presidente ao Jornal Pioneiro.
NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
Sobre o Autor: Eduardo Pujol é Engenheiro Mecânico formado pela FEI e mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT. Atua como empresário, sócio de mesa proprietária e possui mais de 20 anos de experiência na bolsa de valores.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Small Caps