Esqueça o passado. Esqueça os números atuais. A verdadeira história da d1000, braço varejista da Profarma (PFRM3), começa agora a ser escrita.

Após um dificílimo processo de M&A, que drenou boa parte do caixa da operação de distribuição, finalmente a companhia encerrou seu processo de reestruturação, com expressivo fechamento de farmácias ineficientes e definição de seu plano de expansão: crescimento expressivo orgânico, nas regiões que já atuam (RJ e Centro-Oeste) focados no segmento popular.

Semana passada, nossa equipe viajou para Queimados/RJ para acompanhar a inauguração de uma de suas novas farmácias e conversar com a diretoria da empresa.

Essa é uma dica que já deixamos aos leitores: além da leitura de notícias e análises financeiras, conhecer mais a fundo a empresa que pretendem investir é fundamental: conheça a experiência do cliente, converse com funcionários, visite a empresa.

Vou passar para vocês a nossa visão sobre a inauguração e sobre o CD da Profarma, que visitamos na parte da tarde:

Concorrência: O Brasil é muito grande. A realidade que eu enxergo na minha rotina em bairro de classe média em São Paulo é bem diferente da realidade da d1000. Aqui, só vejo farmácias de rede, todas bonitas, uma em cada esquina. Nas regiões foco da empresa, há muito mais competição com farmácias independentes, com baixo sortimento de produtos. Mesmo as farmácias maiores, como a Pacheco, parecem não saber trabalhar tão bem com o segmento popular. Isso ficou bem claro no seu layout pouco iluminado, descuidado e com disposição inadequada de produtos;

Marcas Próprias: A d1000 possui exclusividade de marcas com bom aspecto visual e margens superiores aos produtos convencionais. Os preços são mais baratos do que os de marcas mais famosas; atualmente possuem um portfólio de 3 marcas exclusivas, N21, Bem Básico e Go Nutri.

Marketing: Assistindo aos vídeos das inaugurações, imaginava um grande fluxo de pessoas nos primeiros minutos, mas com pouco consumo e redução de pessoas ao longo do dia. Porém, o que presenciamos foi um fluxo forte durante todo o dia, com poucos curiosos e muitos compradores. Em poucos minutos, já havia funcionários correndo para o estoque para repor os produtos mais vendidos, como fraldas. Sobre esse item, também me chamou a atenção a presença de marcas pouco conhecidas em São Paulo, que aparentavam ótima aceitação devido ao seu preço reduzido.

Centro de Distribuição Profarma: Sem me aprofundar nessa parte (que não é o foco da matéria), vale comentar sobre o otimismo e comprometimento dos funcionários. Por estarmos em período de Black Friday, percebemos uma forte movimentação dos produtos (acima do normal), sendo que aproximadamente metade do funcionamento é para cobrir as vendas da própria d1000 (outra metade para os demais clientes). O espaço de 25 mil metros quadrados teve até expansão recente de quase 30% para suportar a expansão da operação de distribuição.

A d1000 em números

Valor de Mercado: R$ 571 milhões

Caixa Líquido: R$ 142,5 milhões (3T20)

EV: R$ 472 milhões

Faturamento 3 tri: R$ 263 milhões

Ebit 3 tri: R$ 22 milhões

Lucro Líquido: R$ 1,5 milhões

Lembrando que a companhia foi negativamente impactada no 3 trimestre com suas farmácias em shoppings (quase 20%), trazendo perspectivas de evolução a partir de agora.

Entrevista: Conversamos com a Suzana Gruembaum (Gerente de RI) e Lívio (Diretor de Operações) sobre algumas questões ligadas ao projeto de expansão da empresa:

  1. Portal: Como foi feito o planejamento de novas aberturas de lojas para os próximos anos? Das 30 lojas previstas para 2021, quantas delas já estão com planejamento mais preciso de execução (como ponto, segmento e período de inauguração prevista)? 

d1000: Foi um trabalho conjunto desenvolvido principalmente entre três áreas de nossa empresa, Inteligência de Mercado, Financeiro e Expansão. A área de Inteligência trouxe toda a informação de mercado, com informações sobre a concorrência, população demográfica, fluxo de pessoas, demanda reprimida e etc. A área financeira nos dá suporte no cálculo da TIR, mapeamento de despesas e etc e nós de expansão realizamos desde a escolha do melhor ponto a toda a execução para a abertura da loja. Em relação as aberturas de 2021, estão bem encaminhadas e teremos várias ocorrendo ainda no 1T21.

  • Portal: Com a crise da Covid, muitos imóveis acabaram sendo desocupados e valores de contratos foram renegociados, indicando um bom momento para novos contratos de aluguéis. A companhia poderia se aproveitar desse momento para acelerar ainda mais o seu projeto de expansão (aproveitando-se dos recursos obtidos no IPO)? 

d1000: Com certeza a Companhia estar capitalizada é um grande diferencial e nos possibilita aproveitar este momento, caso não tivéssemos feito o IPO muito provavelmente não conseguiríamos abrir as 30 previstas para o ano que vem.

  • Portal: O IGPM, usado para reajuste em alguns contratos de locação, acumula alta de 23,8% nos últimos meses. Qual percentual de contratos da d1000 possuem esse indicador? Há expectativa de revisão/renegociação desses contratos? 

d1000: A maior parte de nossos contratos são reajustados pelo IGPM, porém, estamos atuando junto aos locadores para renegociar os reajustes e temos obtido êxito nessa frente.

  • Portal: Quais os conhecimentos adquiridos pela companhia que a fizeram escolher o segmento popular como seu foco para expansão? 

d1000: Enxergamos os diferenciais do nosso modelo popular e muita oportunidade neste segmento. Você pôde visitar nossa abertura em Queimados e ver vários de nossos diferenciais em relação a concorrência, como execução da loja, atendimento e mix de categorias.

  • Portal: Analisando as últimas inaugurações dentro desse segmento, quais os resultados que a companhia vem alcançando? Qual o capex, tempo de maturação, faturamento e margem de contribuição? (se possível, explicar as vantagens numéricas em relação às lojas focadas nos demais segmentos) 

d1000: O investimento em uma loja Popular não necessariamente é menor que outro perfil de loja. O investimento está mais relacionado ao tamanho e o estado da loja. Em relação a faturamento e margem de contribuição, este tipo de abertura nós não divulgamos, nossos locais de abertura são muito claros para todos, caso passássemos o resultado das mesmas seria uma informação muito rica para a concorrência. De qualquer forma, todas as lojas que estamos abrindo o objetivo é que tenham resultados bem superiores as atuais. Estamos escolhendo todas de forma muito criteriosa já entrando com todas as melhorias que fomos aprendendo neste caminho.

  • Portal: Quais as vantagens e desvantagens de atuarem com 4 bandeiras e não com uma bandeira única? 

d1000: Hoje temos 4 bandeiras fortes, Drogasmil, Farmalife, Tamoio e Rosário, cada uma com 50 a 70 anos de vida. Todas têm um forte reconhecimento de Marca nas regiões onde atuam. Enxergamos poucas vantagens em unifica-las e muitas em mantê-las separadas. Elas possuem posicionamentos complementares.

  • Portal: Como vem sendo a parceria entre a Profarma e a d1000 nesse projeto de expansão? Quais as vantagens e desafios? 

d1000: Sermos integrados a uma distribuidora só nos facilita! De cara, a d1000 não vai precisar abrir CD para suportar essa expansão. Sabemos que precisamos focar na execução para a abertura de loja ser perfeita, e que podemos contar com a Profarma para nos entregar o que precisamos no tempo necessário, dado o elevado nível de serviço que mantém junto a d1000. O modelo integrado nos possibilita um menor capital de giro e sem necessidade de CAPEX para CD.

  • Portal: Hoje a companhia apresenta caixa maior do que sua dívida bruta. Após o forte investimento que a companhia pretende ter nos próximos anos com a abertura de novas lojas, essa situação tende a mudar? Qual seria o nível de alavancagem e estrutura de capital idealmente buscada? 

d1000: Os investimentos para a abertura de lojas inicialmente consumirão uma parte do caixa disponível, porém, a Companhia está sendo muito criteriosa para utilização do mesmo e busca fazer os próximos investimentos com o próprio caixa gerado em suas operações. Portanto, no que tange a fazer frente a necessidade de investimento para suportar o crescimento orgânico, a d1000 deverá permanecer em uma posição de Caixa Líquido por muito tempo.

  • Portal: Como a d1000 se enxerga para os próximos 5 anos? Qual tamanho a operação poderia alcançar? 

d1000: Sonhamos grande, porém temos pés no chão. Para o próximo ano, divulgamos recentemente fato relevante sobre a abertura de 30 lojas, e assim, gradualmente abriremos mais e mais lojas. Em cinco anos, com toda certeza teremos ganhado algumas posições no ranking das redes associadas a ABRAFARMA.

Foto de Lívio, Diretor de Operações

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom Victor, parabéns.

    Gostei do ponto abaixo;

    A Companhia está sendo muito criteriosa para utilização do mesmo e busca fazer os próximos investimentos com o próprio caixa gerado em suas operações.

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