Mesmo com incremento de 92% no Ebitda, com sua margem subindo de 22,1% para 28,2%, a companhia acredita que esse novo patamar veio para ficar (e até evoluir).

Em reunião pública realizada hoje, o CEO Sérgio Ribas, comentou sobre questões importantes relacionadas ao futuro da empresa:

Sustentabilidade da Margens Atuais: as mudanças que ocasionaram esse ótimo resultado do primeiro trimestre vieram para ficar, ancorados nas seguintes questões:

a) Crescimento do e-commerce, que deve seguir no pós-pandemia. As vendas on-line tem por característica, um consumo maior de papel e papelão, devido à entrega do produto diretamente ao consumidor final;

b) Tendência de substituição de materiais, muito ligado às questões ambientais, sendo o papel o grande vetor, dada a sua facilidade de reciclagem (70% no Brasil);

c) Exportação de Produtos Embalados, especialmente frigoríficos e setores alimentícios, setores onde a Irani possui significativa representatividade.

Com isso, a demanda seguirá forte, proporcionando a manutenção das margens atuai. Reajustes de preço ainda vem sendo feitos, o que traria benefícios ainda maiores para a companhia. No médio prazo, com a normalização dos preços de aparas (papel reciclado, principal matéria prima da companhia), as margens tendem a ser positivamente afetadas. Trata-se de “uma nova dinâmica para esse e para os próximos anos”, nas palavras de Ribas.

A empresa também reforçou que a oferta de produtos nacionalmente não deve ser significativamente alterada. Mesmo a expansão promovida pela Klabin (KLBN4 / KLBN11), é focada muito mais na exportação do que no mercado interno.

Segundo Semestre: além das dinâmicas colocadas anteriormente (e-commerce, substituição de materiais e exportações de alimentos), há nesse período uma sazonalidade positiva, ainda mais com a normalização da economia.

Capex: o Capex de 2021 de manutenção previsto para o ano é de R$ 75 milhões, ligeiramente abaixo das depreciações contábeis da empresa. Já o Capex de expansão está ligado aos projetos, especialmente no Gaia I, já a partir desse 2 trimestre.

Irani em Números

fonte: fundametus.com.br

A companhia obteve importante crescimento em seus resultados no 1 trimestre de 2021, com crescimento de 215% no lucro líquido, 50,7% na receita líquida e 92,2% no ebitda ajustado:

fonte: site RI Irani

Em termos de volume de embalagens para papelão ondulado, foram comercializadas 40,5 mil toneladas, incremento de 9,9% a/a, contra evolução de 9,2% do mercado, caracterizando assim um ganho de market share no setor.

O endividamento segue confortável, com dívida líquida de R$ 217 milhões, alavancagem de 0,79x dívida líquida / ebitda. Quanto ao vencimento, 96% da dívida se encontra no longo prazo, com 99% em reais.

Projeto Gaia

Sua evolução segue dentro do planejado, podendo ter seu prazo de execução antecipado.

Atenção: texto pertencente à série: “As Melhores Small Caps”. Tratam-se de empresas que apresentam ótimo nível de governança (Novo Mercado), com práticas de atendimento ao investidor pessoa física e com bom nível de segurança em termos de estrutura de capital. Porém, não se trata de recomendação de compra ou venda.

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps

Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui