Estamos otimistas, mas com cautela“. Frase repetida exaustivamente pelo CEO, Diego Villar, não consegue esconder os fortes números atuais e perspectivas ainda melhores para os meses que estão por vir para a Moura Dubeux, a maior incorporadora de MAP (médio e alto padrão) do Nordeste.

Sem citar os nomes dos concorrentes, a companhia fez um belo mapeamento dos players concorrentes listados na bolsa, como vendas líquidas, velocidade das vendas sobre estoque (VSO) e qualidade:

fonte: apresentação MD Investor Day

Mesmo não citando os nomes, fazendo rápida pesquisa percebemos que o líder de vendas nos últimos 12 meses é a Cyrela. Porém, mesmo sendo uma das empresas de menor valor de mercado no setor (~R$ 480MM), a Moura Dubeux vem logo na sequência como a segunda colocada, atingindo R$ 1,47 bilhões de vendas líquidas nos últimos 12 meses. Dessas vendas, 43% foram em alto padrão, 31% em médio padrão, 24% em segunda residência (Beach Class) e 2% em comerciais, correspondentes apenas estoques antigos, fora da estratégia atual.

fonte: apresentação MD Investor Day

Um dos indicadores mais olhados pelo mercado é o VSO, que mostra a velocidade de vendas em relação ao disponível para ser vendido (estoque). Dessa vez, a Moura Dubeux atingiu com ampla vantagem a liderança, com 63,9%, bem acima da média do setor, que gira em torno de 30%.

Quando uma empresa vende mais do que as outras, a primeira pergunta que fica é: estão tendo que abrir mão de margem? Vamos ao gráfico de margem bruta:

fonte: apresentação Investor Day MD

Novamente, a companhia se destacou no quesito margem bruta, ficando atrás apenas de 2 players (pela nossa pesquisa, as famosas EZTEC (EZTC3) e Lavvi (LAVV3), indicando que a MD não precisou reduzir suas margens, mas apenas se aproveita de uma região com um dos mais baixos estoques do país e com a maior intenção de compra, de acordo com pesquisas contratadas.

Por último, foi apresentada a qualidade usando o Reclame Aqui como referência:

fonte: Investor Day MD

Com NPS de 86%, a Moura foi um dos destaques do Reclame Aqui entre as pares listadas. De acordo com a companhia, dois fatores merecem destaque aqui: a equipe própria de vendas, responsável por metade das vendas e com NPS de 90%, além de uma área de engenharia de construção própria, que vem entregando as obras sempre dentro ou antes do prazo contratual.

Como pudemos observar, os últimos resultados da companhia foram animadores. Mas e daqui para frente, onde a MD poderá chegar?

Futuro da Moura Dubeux

fonte: apresentação Investor Day MD

Quando abriu capital no início de 2020, a companhia se colocava como uma incorporadora com potencial de R$ 1,6 bilhões de lançamentos anuais. Passados pouco mais de 2 anos, esse número acaba de ser revisto para cima pela segunda vez, alcançando agora R$ 2,5 bilhões, mais de 50% a mais, concentrado principalmente em Pernambuco, Bahia e Ceará.

Sobre a capacidade construtiva, a Moura espera atingir 58 canteiros de obras simultâneos, algo que só ocorreu entre 2012 e 2013, bem acima dos atuais 39 canteiros previstos para esse ano.

fonte: apresentação Investor Day MD

Esse crescimento de vendas deverá ser suportado pelo crescimento de participação da equipe própria de vendas, que além de garantir qualidade, ainda representa importante economia em relação às vendas de terceiros:

fonte: Investor Day MD

Ano passado, a venda própria (MD Vendas) representou 46% nas vendas, que devem chegar em 60% até final do ano que vem, o representaria uma economia de R$ 27 milhões no período.

Perguntas do Público

No final do evento, a companhia aproveitou para tirar as dúvidas do público presente, com mais de 70 participantes de diversas instituições. Vamos comentar sobre algumas respostas:

  • Mercado de Condomínio: a MD enxerga esse mercado com aproximadamente 30% dos próximos lançamentos, algo próximo a R$ 600 milhões.
  • Custos: Nordeste segue com custo muito controlado, especialmente pela questão de mão de obra, abundante na região e menos disputada, além do abastecimento local de alguns insumos, com poder de barganha pelo porte da companhia.
  • Concorrência: Salvador é a região com menor concorrência e Fortaleza a mais disputada, mas mesmo assim muito atrativa.
  • Segunda Residência: ganhou muita relevância com a pandemia, saindo de um nicho e se tornando um segmento.
  • Novidades: estão em fase final de uma nova parceria bem relevante, que em breve deverá ser anunciada.
  • Acreditam que 2023 poder ser ainda melhor do que 2022, que já está sendo um ano fantástico para a MD.

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações, com a colaboração de Leandro Rossi.

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