Na manhã de hoje, participamos do Investor Day do Grupo Fleury, promovido pela APIMEC. O foco principal da apresentação foi o futuro, principalmente relacionado ao lançamento do Laboratório Campana (o primeiro 100% digital do Brasil) e Genômica, área focada no mapeamento genético para auxílio de diversos tratamentos.
Fundado há mais de 90 anos, o Grupo Fleury é referência nacional em medicina e saúde, sendo considerado nesse ano, a marca de saúde mais valiosa do Brasil pela Interbrand. Contando com Equipe superior a 2.200 médicos, possui elevado nível de qualificação de sua equipe:
Possui 3 principais linhas de negócios:
- Unidades de Atendimento: com 222 unidades presente em 8 Estados, 68% do mercado nacional de saúde (84% da receita do grupo).
- Operação em Hospitais: presença em 25 centros médicos e hospitais, como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa (15% da receita do grupo).
- Operação Lab to Lab: fornece testes de alta complexidade para mais de 600 laboratórios pelo Brasil (1% da receita do grupo).
Aquisições
Nos últimos anos, foram anunciadas diversas aquisições em vários Estados brasileiros, que resultou em um incremento de 71 unidades ao grupo.
Fleury em Números
Sua receita líquida evoluiu 8,8% nos 9 primeiros meses do ano, chegando a R$ 2,185 bilhões. O crescimento médio dos últimos 5 anos foi ainda maior: 11,6%.
Já o Ebitda Ajustado foi de R$ 583,8 milhões, crescimento de 6,9% ano contra ano, com margem de 26,7% (25,7% LTM). Esse indicador tem sido bem resiliente nos últimos anos:
Importante destacar que, boa parte desse Ebitda, vem se tornando Fluxo de Caixa operacional, conforme tabela abaixo (fluxo de caixa operacional / Ebitda):
Já o Lucro Líquido ajustado ficou em R$ 281,9 milhões, 3,1% acima dos 9 primeiros meses de 2018.
Medicina de Precisão Personalizada: a força da Genômica:
Em 2017, foi lançado o Portal Genômica, com a aquisição da Serdil, comprado da Advent International. Esse segmento passou a ganhar maior representatividade comercial em escala grobal a partir de 2001, quando o custo de mapeamento genético passou a cair drasticamente até 2017.
Com a genômica, está sendo possível um tratamento muito mais individualizado, gerando uma assertividade muito superior em relação aos tratamentos padrões:
Com crescimento superior a 60% nesse ano, a Genômica parece ser uma nova avenida de oportunidades para o Grupo Fleury. É esperado um mercado potencial de R$ 2 bilhões em até 5 anos, e a empresa pretende ser uma das grandes beneficiadas desse novo momento.
Mensagem Final da Apresentação
Ficou claro aos participantes, a estratégia da empresa para os próximos anos: crescimento através de aquisições, tecnologias e inovações, mesmo que as margens sejam comprometidas em algum momento. De acordo com o CEO, sr Carlos Marinelli, as margens dependerão muito do comportamento econômico do país.
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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.
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