Na manhã de hoje, participamos do Investor Day do Grupo Fleury, promovido pela APIMEC. O foco principal da apresentação foi o futuro, principalmente relacionado ao lançamento do Laboratório Campana (o primeiro 100% digital do Brasil) e Genômica, área focada no mapeamento genético para auxílio de diversos tratamentos.

Fundado há mais de 90 anos, o Grupo Fleury é referência nacional em medicina e saúde, sendo considerado nesse ano, a marca de saúde mais valiosa do Brasil pela Interbrand. Contando com Equipe superior a 2.200 médicos, possui elevado nível de qualificação de sua equipe:

fonte: Fleury

Possui 3 principais linhas de negócios:

  1. Unidades de Atendimento: com 222 unidades presente em 8 Estados, 68% do mercado nacional de saúde (84% da receita do grupo).
  2. Operação em Hospitais: presença em 25 centros médicos e hospitais, como Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa (15% da receita do grupo).
  3. Operação Lab to Lab: fornece testes de alta complexidade para mais de 600 laboratórios pelo Brasil (1% da receita do grupo).

Aquisições

Nos últimos anos, foram anunciadas diversas aquisições em vários Estados brasileiros, que resultou em um incremento de 71 unidades ao grupo.

fonte: Fleury

Fleury em Números

Sua receita líquida evoluiu 8,8% nos 9 primeiros meses do ano, chegando a R$ 2,185 bilhões. O crescimento médio dos últimos 5 anos foi ainda maior: 11,6%.

Já o Ebitda Ajustado foi de R$ 583,8 milhões, crescimento de 6,9% ano contra ano, com margem de 26,7% (25,7% LTM). Esse indicador tem sido bem resiliente  nos últimos anos:

fonte: Fleury

Importante destacar que, boa parte desse Ebitda, vem se tornando Fluxo de Caixa operacional, conforme tabela abaixo (fluxo de caixa operacional / Ebitda):

fonte: Fleury

Já o Lucro Líquido ajustado ficou em R$ 281,9 milhões, 3,1% acima dos 9 primeiros meses de 2018.

Medicina de Precisão Personalizada: a força da Genômica:

Em 2017, foi lançado o Portal Genômica, com a aquisição da Serdil, comprado da Advent International. Esse segmento passou a ganhar maior representatividade comercial em escala grobal a partir de 2001, quando o custo de mapeamento genético passou a cair drasticamente até 2017.

Com a genômica, está sendo possível um tratamento muito mais individualizado, gerando uma assertividade muito superior em relação aos tratamentos padrões:

fonte: Fleury

Com crescimento superior a 60% nesse ano, a Genômica parece ser uma nova avenida de oportunidades para o Grupo Fleury. É esperado um mercado potencial de R$ 2 bilhões em até 5 anos, e a empresa pretende ser uma das grandes beneficiadas desse novo momento.

fonte: Fleury

Mensagem Final da Apresentação

Ficou claro aos participantes, a estratégia da empresa para os próximos anos: crescimento através de aquisições, tecnologias e inovações, mesmo que as margens sejam comprometidas em algum momento. De acordo com o CEO, sr Carlos Marinelli, as margens dependerão muito do comportamento econômico do país.

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

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