Fundada em 1952, na cidade de São Paulo, a Vulcabrás é uma das maiores empresas de calçados e artigos esportivos do Brasil e da América Latina.

Suas principais marcas são:

Olympikus, maior marca de calçados esportivos do Brasil em números de pares vendidos, com preços acessíveis;

Under Armour, uma das maiores marcas premium do segmento em todo mundo. Trata-se de marca licenciada de forma exclusiva;

Azaleia: top of mind entre os calçados femininos.

O foco da empresa é a venda de seus produtos através de uma rede de 12 mil parceiros, com exportação representando 7,8% de seu faturamento.

Tendo os produtos importados como seus grandes concorrentes, a companhia se aproveita de seu reduzido tempo de entrega e de comercialização. Para se ter ideia, o tempo médio de entrega de um pedido é de 5 semanas, contra 6 meses dos importados.

Com o código vulc3, companhia se encontra no Novo Mercado (índice máximo de governança) e apresenta como acionista controlador a família Grendene.

Após passar por uma crise financeira (assim como várias empresas do setor calçadista), a Vulcabrás promoveu, em 2017, seu Re-IPO. Essa fôlego financeiro fez como que a companhia passasse a ter caixa líquida positiva, situação que perdura até hoje.

Vulcabrás em Números:

Vindo de 15 trimestres seguidos de lucro, a empresa ainda possui prejuízos acumulados em seus balanços, o que a impede de distribuir dividendos. Mantendo os resultados atuais, é esperado que em 2020 esse prejuízo acumulado se encerre.

Em conversa com a área de Relação com Investidores, sua estratégia de distribuição de dividendos tende a ser mais agressiva do que a da Grendene, que apesar de ter os mesmos controladores, possui gestão totalmente separada (além de benefícios fiscais específicos).

No acumulado do ano, sua receita subiu 10,2% para R$ 985 milhões, mesmo com a retração do setor. Porém, para esse crescimento, foi necessária uma estratégia comercial mais agressiva (leia-se margens menores), que em conjunto com os ajustes das vendas iniciais da Under Armour, levaram a uma queda de 14% em seu Lucro Líquido.

Indicadores:

Valor de Mercado: R$ 2 bilhões (crescimento médio de 10% nos últimos 5 anos)

Margem Bruta: 35,2%

Margem Ebit: 10,8%

P/L (preço sobre o lucro): 14,2 (são necessários 14,2 anos de lucro para retornar seu valor de mercado)

DY: 0% (porém, como explicado, a empresa ainda precisa zerar seus prejuízos antes de pagar dividendos).

Pensando no futuro:

A empresa acredita estar bem posicionada para os próximos anos, baseada nos seguintes fatores:

  • Saudável posição financeira, com caixa líquido positivo;
  • Há potencial para aumento de consumo per capta em unidades de pares;
  • Tendência nacional por um estilo de vida mais saudável, priorizando os esportes;
  • Consolidação da produção própria da Under Armour;
  • Grande potencial de crescimento da Azaleia (marca feminina mais lembrada);
  • Vantagens competitivas, com força de vendas própria, capacidade instalada preparada para expansão da demanda e inovador desenvolvimento de produtos.

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

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