As ações da Espaço Laser caíram cerca de 50% desde seu IPO. Com o Brasil se apresentando com um dos países com maior cobertura de vacinação, será que a empresa merece tal desconto?

A Espaço Laser é a maior empresa de depilação a laser do Brasil em termos de faturamento, em número de lojas e clientes atendidos. Atua há 17 anos e está presente em todos os estados brasileiros. Durante sua trajetória, conquistou uma base sólida de mais de 3,6 milhões clientes e tornou-se a marca top-of-mind no setor de depilação a laser no Brasil.

Histórico recente

Com interesse em acelerar o crescimento da marca em território nacional, em 2015 a empresa montou o modelo de franquia de forma complementar o modelo de lojas próprias. Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia possuía 197 lojas franqueadas da marca “Espaçolaser”, que representavam 34% das vendas das lojas da “Espaçolaser”. Todas as demais lojas são próprias, incluindo aquelas detidas por meio de joint ventures.

Em 2016 recebeu um aporte de capital da L Catterton, um dos maiores fundos de private equity focado em consumo, associado ao LVMH Moët Henness Louis Vuitton.

No ano de 2017, tomando por base a dimensão do mercado de beleza na América Latina e o vácuo propiciado pelo tamanho desse mercado, a empresa criou a marca Estudioface para atuar em tratamentos faciais, aproveitando a confiança gerada pela “Espaçolaser”. Segundo um estudo realizado pela Companhia em 2020, cerca de 85% dos clientes da Espaçolaser possuíam interesse nos serviços da Estudioface, e dos clientes da Estudioface, cerca de 50% eram ou foram também clientes da Espaçolaser, o que revela a força da marca e capacidade de realizar cross selling.

Nos anos de 2018 e 2019, além de seguir no ritmo constante de abertura de novas lojas, a Espaçolaser foi adquirindo o controle de certos grupos de franqueados da marca considerados estratégicos levando em conta suas respectivas regiões de atuação, tamanhos e potenciais de crescimento. Esse processo culminou na aquisição de 51% de 13 grupos diferentes, equivalente a 111 lojas franqueadas, hoje totalmente integradas com as plataformas de back-office, tecnológicas e comerciais.

Em 9 de fevereiro de 2021, em linha com o uso de recursos da captação do IPO, a Companhia concluiu direta e indiretamente a aquisição de participação societária remanescente em 20 (vinte) sociedades controladas por ela anteriormente. Adicionalmente, a Companhia começou a investir os recursos remanescentes na compra de 78 franquias mapeadas ao longo do processo de IPO. Dessa forma, a Companhia internalizou os resultados das lojas adquiridas, além de abrir espaço para crescimento acelerado em mais regiões a medida que retoma o direito de preferência anteriormente concedido ao franqueado.

Por fim, em maio de 2021, a Companhia anunciou a aquisição do controle (66,7% do capital total) das operações do Centro Estético Láser Alemán SpA (“Cela”), empresa chilena, pioneira em levar a tecnologia Alexandrite para aquele país, utilizando a mesma máquina que a Espaçolaser emprega no território brasileiro. Essa aquisição marcou a entrada da Companhia no Chile, o terceiro país de sua atuação internacional (além da Argentina e da Colômbia).

Mercado de atuação

Segundo a Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, totalizando aproximadamente US$30 bilhões em 2019.

Não obstante a posição de quarto mercado mundial no segmento de beleza e cuidados pessoais, o Brasil ocupa também posição de destaque no mercado de estética sendo o segundo maior em termos de procedimentos totais e o primeiro em procedimentos faciais e na cabeça.

O tamanho relativo do mercado brasileiro de beleza, cuidados pessoais e estética frente a economias maiores, mais desenvolvidas e com renda per capita superior aponta para a alta importância atribuída pelo consumidor brasileiro a tais segmentos.

Segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito em conjunto com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 70% da população brasileira considera tratamento cosmético como gasto essencial e não despesas com tópicos supérfluos.

Importante destacar também os demais mercados da América Latina, que apesar de serem inferiores em tamanho, demonstram sólidos fundamentos de crescimento potencial com elevada penetração em termos de seus respectivos PIB per capita.

Fonte: Calculado pela a Companhia de acordo com estimativas da Euromonitor International Limited, Beleza e Cuidados Pessoais in the World 2021, vendas ao consumidor final incluindo impostos, taxas de câmbio fixas em USD de 2019, termos atuais de 2019.

Adicionalmente ao seu enorme potencial de crescimento, o mercado de beleza e cuidados pessoais brasileiro é altamente resiliente. De 2012 a 2017, período com ambiente macroeconômico desafiador com baixo crescimento e em alguns anos com variação negativa de PIB, o setor cresceu em média 6,2% por ano.

Depilação a laser

Em relação ao mercado de depilação, em 2019, de acordo com informações da Pesquisa Primária, aproximadamente 78% da população feminina brasileira entre 12 e 65 anos e 9% da população masculina na mesma faixa etária utilizou algum método de depilação, totalizando 69 milhões de usuários.

Nesse contexto, a depilação a laser destaca-se como o método com o mais alto potencial de adoção por novos consumidores dentre as diferentes tecnologias disponíveis no mercado.

Fonte: Informações da Pesquisa Primária, realizada com uma amostra de 5946 respondentes, com assessoria de consultora internacional especializada, dados do IBGE e IPC. Dados referentes ao ano de 2019.

A Espaçolaser acredita que uma experiência diferenciada de atendimento em conjunto a tecnologias avançadas, menos dolorosas e efeitos prolongados, tais como depilação a laser, e estruturas de financiamento ao consumidor que as tornem acessíveis, pode influenciar positivamente o mercado de depilação, incrementando a base de consumidores endereçáveis e por consequência permitindo explorar uma base maior de clientes.

Acredito que esse mercado deverá ser impulsionado por alguns fatores:

  • Aumento da Penetração da Tecnologia a Laser: o mercado de depilação a laser no Brasil ainda tem uma baixa penetração, equivalente a 4,9% em 2019, especialmente quando comparada a países costeiros como os EUA e Espanha, com 20% e 50% de penetração, respectivamente.
  • Crescimento Populacional: o crescimento médio da população no Brasil é de 1,7 milhão a cada ano, sendo que em média 44% da população realiza algum método de depilação.
  • Aumento de Penetração em Outras Partes do Corpo: de acordo com informações da Pesquisa Primária, a média de áreas tratadas por usuários de depilação a laser é atualmente de 2,5 partes entre mulheres e 2,1 partes entre homens. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, essa média tende a alcançar 5,3 partes entre mulheres e 4,9 partes entre homens.
  • Aumento da Penetração no Público Masculino: Com penetração inferior na base de usuários, o público masculino representa importante alavanca de crescimento para o mercado de depilação a laser.
  • Substituição por Metodologias Ambientalmente Sustentáveis: A Companhia acredita que a crescente tendência para consumo consciente aos impactos ambientais impulsionará positivamente o segmento de depilação a laser.

Estética facial

De acordo com a Pesquisa Primária no Brasil, 12% das mulheres acima de 16 anos faz ou já fez uso de algum procedimento de estética facial (totalizando quase 10 milhões de mulheres). E, ainda que em estágios iniciais, os mercados de procedimentos estéticos faciais, preenchimento facial e laser facial no Brasil registraram crescimento médio anual de quase 35% entre 2015 e 2019, representando R$3,8 bilhões em 2019.

Pontos fortes e vantagens competitivas

A Companhia é líder de mercado com uma marca top-of-mind no Brasil, oferecendo serviço ainda sub-penetrado e com amplo espaço para crescimento.

A Companhia é líder no mercado de depilação a laser no Brasil em número de lojas e clientes atendidos e, consequentemente, é líder em termos de faturamento, de acordo com pesquisa de mercado contratada. Além disso, acredito que são a maior plataforma de serviços de beleza e estética do país e da América Latina.

O mercado de depilação a laser no Brasil apresenta baixa penetração quando comparado a países desenvolvidos. Também, o mercado de depilação a laser continua crescendo no Brasil suportado pela conversão de usuários de metodologias de depilação convencionais como a cera e lâmina de barbear para a tecnologia a laser.

Para ilustrar esse ponto, cabe ressaltar que enquanto o crescimento populacional adiciona em torno de 1,5 milhão de pessoas ao mercado por ano, estima-se que a quantidade de usuários de depilação a laser cresça a aproximadamente 2,5 milhões por ano, conforme é possível observar nos gráficos abaixo.

Oferecem uma solução de depilação de ponta, aspiracional e acessível para todas as classes sociais.

Dado a escala e relevância da empresa, acredito que serão os primeiros a terem acesso às tecnologias mais avançadas, o que a coloca em vantagem em termos de proposta de valor (winner takes most).

Fazendo o financiamento da oferta desse serviço de ponta aos clientes em até 24 parcelas por meio da estrutura de pagamentos recorrentes, a Espaçolaser, em conjunto com a operadora Credz, possibilita que as classes B, C e D também sejam amplas consumidoras do serviço ao mesmo que tempo mitiga seu risco de inadimplência.

Estratégia de aquisição de lojas franqueadas de modo a capturar valor e acelerar o crescimento em regiões estratégicas.

Ao longo dos últimos anos, a Companhia realizou aquisições e joint-ventures que entendeu serem estratégicas e que, na minha visão, agregou valor à Companhia e levou à expertise da empresa na geração de sinergia durante a integração das lojas adquiridas.

Upselling na base atual de clientes, com o aumento na quantidade de áreas do corpo por cliente.

A Espaçolaser vai buscar vendas dentro da base atual de clientes oferecendo serviços de depilação para uma maior quantidade de áreas do corpo, alinhada à estratégia de continuar satisfazendo os clientes, e oferecendo novos tratamentos e produtos ao longo dos próximos anos.

Ampliação da atuação no mercado de beleza e estética por meio da expansão do portfólio de produtos e serviços.

O mercado de beleza e estética no Brasil é altamente fragmentado. Acredito que com sua experiência e marca a empresa terá capacidade de ampliar os negócios por meio de uma estratégia de expansão do portfólio de serviços de estética.

Crescimento em outros mercados também pouco penetrados, por meio da expansão internacional.

Avançando a estratégia de crescimento internacional em países da América Latina, por meio da abertura de lojas próprias, franqueadas ou por aquisições de sociedades e joint ventures com parceiros locais, tendo em vista as oportunidades de mercado que a Companhia acredita serem oferecidas pela baixa penetração da tecnologia de depilação utilizada pela Espaçolaser nestes locais.

Aspectos financeiros

Receita
A companhia apresentou um bom resultado apesar das restrições impostas pela pandemia.

EBITDA Ajustado

O EBITDA Ajustado do 2T21 totalizou R$75,6 milhões com uma margem EBITDA de 37,2% (alta de 76,0% e 5,3 p.p. frente ao 2T20 e de 19,5% e 5,2 p.p. na comparação com o 2T19), refletindo principalmente os ganhos de eficiência nas despesas operacionais.

No 1S21, o EBITDA Ajustado atingiu R$137,2 milhões, com margem de 36,1%, representando crescimento de 35,4% e de 3,2 p.p. quando comparado ao primeiro semestre de 2020, e de 25,5% e 6,7 p.p. em relação ao 1S19.

Lucro líquido ajustado
O Lucro Líquido Ajustado somou R$56,7 milhões no 2T21 com uma margem líquida de 27,9%, sendo que no 2T20 a Companhia havia registrado prejuízo de R$13,5 milhões por conta da pandemia.

No 1S21, o Lucro Líquido Ajustado totalizou R$81,4 milhões com margem de 21,4%, mostrando evolução de 649,4% e 17,9 p.p. na comparação anual.

Indicadores fundamentalistas

Estimativas

As estimativas foram feitas com base em um CAGR de 31% entre 2022 a 2024. O que também é levado em conta nas estimativas é uma incorporação das franquias por parte da Espaçolaser e também a diminuição de custos operacionais, tendo em vista o sucesso da implementação dessa proposta nos últimos trimestres.


Sobre o autor:  Daniel B. Germanovix é graduado em direito e gestor do clube de investimentos Agathos. Tem experiência de 8 anos no mercado financeiro tanto como profissional quanto como investidor. Iniciou sua carreira no mercado financeiro por influência de familiares como agente autônomo de investimentos pela XP Investimentos, mesma época em que criou a página Upside Capital com o objetivo de ajudar e democratizar o acesso ao mercado financeiro.

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