Quando falamos sobre Small Caps, muitos investidores torcem o nariz acreditando se tratar de um investimento de altíssimo risco, de uma empresa minúscula e desconhecida. A Camil, uma das maiores empresas de seu setor, é um claro exemplo desse erro de julgamento.

Fundada há mais de 50 anos, é dona de marcas conhecidas do grande público, como Açúcar União e da Barra, Atum Coqueiro e Arroz Camil. Possui posição de liderança em diversos mercados:

fonte: Camil

Essa semana, a empresa promoveu uma maratona de eventos abertos aos analistas, começando na terça-feira, com uma apresentação em um cinema e terminando na quarta-feira, com uma excursão à Fábrica Super Barra, em Barra Bonita – SP. Dessa forma, pudemos conhecer mais detalhes sobre o momento atual da companhia e suas estratégias de crescimento.

História e Momento Atual

Fundada em 1963, a Camil começou como uma Cooperativa de Arroz, no Estado do Rio Grande do Sul. Na década de 90, entrou também no mercado de feijão e transferiu sua sede para São Paulo. Já a partir do ano 2000, iniciou exitosa expansão, tanto pelo crescimento orgânico, quanto por aquisições, com destaque para Pescador e Coqueiro (pescado), União e Da Barra (Açucar), além de empresas do Chile e Uruguai e, mais recentemente, a SLC, dona da marca Namorado.

Com faturamento nos últimos 12 meses superior à R$ 5 bilhões, trata-se de uma empresa de perfil resiliente, com margens líquida e de Ebitda sem grandes oslilações: com ou sem crise, as pessoas consomem arroz, feijão e açúcar, seus principais produtos. Mesmo assim, vem conseguido evoluir em seus indicadores, como detalharemos a seguir.

Conforme amplamente explicado em nossa visita à Fábrica, a companhia criou uma cultura fortíssima de redução de custos, representada pela unificação fabril de 3 unidades de Açucar, com equipamentos de última geração, com investimento próximo de R$ 100. O momento atual nesse sentido é de ajuste (ramp-up), ainda mais com as buscas de sinergias com a última aquisição. Porém, a expectativa é de uma gradual e contínua economia nos próximos resultados.

Mesmo sendo uma empresa de produtos próximos ao commodie (naturalmente de margens mais baixas), a Camil vem intensificando o lançamento de produtos de maior valor agregado, como Arroz Minuto Caseiro, as bolachas de arroz e misturas para bolo.

Indicadores e Números

Valor de Mercado:  R$ 5,5 bilhões (código caml3 – Novo Mercado)

P/L: 8 (nota: esse indicador encontra-se impactado por fatores não recorrentes. Para melhor visibilidade, um número ajustado elevaria esse indicador para algo próximo de 11)

DY: 2,1% (nota: a empresa acabou de adquirir e cancelar percentual significativo de ações de um antigo investidor, o que na prática é algo próximo a uma expressiva distribuição de dividendos)

Dívida Líquida: R$ 1,2 bilhões

Dív Líquida / Ebitda (UDM): 2,9

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

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