A Ferbasa, maior produtora de Ferrocromo da América Latina, anunciou na noite de ontem um ganho jurídico, onde foi determinada a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS pagos entre 1997 e 2018.
O montante será utilizado como crédito, após apuração do valor por uma consultoria especializada.
Em contato com o RI da empresa, o valor não se encontra provisionado no balanço, e possui valor bem expressivo, por se tratar de um período longo (12 anos).
Comentários:
A notícia é positiva para a Ferbasa. Tivemos vários ganhos parecidos em outras empresas que acompanhamos, e o valor, em nossa opinião, deverá ser de algumas dezenas de milhões de reais. Acreditamos também que o crédito entrará no DRE como Lucro (antes dos impostos), porém entrará como isenção de impostos, no prazo de alguns trimestres.
Mesmo com essa positiva notícia, o setor da companhia segue em um momento menos favorável, com a cotação de seu principal produto, o Ferrocromo, com cotação em queda e perspectivas de cair ainda mais ao longo do ano. Suas vendas também seguem piores do que no ano passado, devido ao baixo crescimento econômico do Brasil, que tem gerado à estoques elevados do produto.
NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.