Últimos relatórios de analistas vem apresentando preocupações sobre aos próximos resultados da Klabin, em relação à queda de preços, aumento de custos e aumento de capex. Buscamos no último call de resultados da companhia (3t22), o que foi dito sobre esse principais pontos, de forma a contribuir para a análise dos investidores.

Antes de mais nada, há uma tendência dos relatórios em dar muita importância ao preço de Celulose ao analisarem a Klabin, algo que faz muito mais sentido à sua par de mercado, a Suzano (SUZB3).

fonte: RI Klabin e Portal SmallCaps – base: 9m22

A imagem acima, representa a receita das principais categorias vendidas pela companhia. Reparem que a Celulose (curta + longa) representa 34,6% do total, sendo que parte é fibra longa, especialmente Fluff, que possui dinâmica de preços muito diferentes, com comportamento mais resiliente e focado no mercado interno (hoje, ainda deficitário).

Vamos então falar sobre as expectativas de cada produto da Klabin, na visão da própria companhia:

  1. Celulose (34,6% da Receita)

Nas falas abaixo, Klabin explica que Fibra Curta segue com estabilidade entre oferta e demanda. Há uma pressão maior para queda de preços em Fibra Longa, mas a Klabin se utiliza principalmente do Fluff, com preço mais resiliente, um diferencial em relação à Suzano.

“Falando um pouco do cenário de curto prazo, que na nossa visão ele (preço da celulose fibra curta) se mantém, dado todo um contexto de estabilidade de preços e de demanda para os contratos regulares, acho que um pouco da percepção de um eventual arrefecimento de demanda por parte de alguns está muito vinculado com as questões de melhoria no cenário logístico, que acabou por diminuir um pouco os gargalos e os atrasos, porém, vale frisar que não foram 100% resolvidos ainda.”

“reforço que as vendas em contratos regulares elas permanecem nos mesmos níveis do terceiro tri e essa é a nossa visão também para o quarto trimestre deste ano. Do ponto de vista do lado da oferta, não tem mudança de cenário, como você sabe, não tem nenhuma entrada de nova capacidade que possa afetar esse ano, o mercado de fibra curta ele permanece bastante justo, melhor do que fibra longa, reforço, porém, que fibra longa o impacto para a Klabin ele é baixo ou quase nulo dado que a exportação de fibra longa é muito pequena, o nosso foco tem sido sempre na melhoria de mix de produto e uma concentração maior nas vendas de fluff e isso deve se perpetuar não só para o quarto trimestre, mas também para 2023 em diante.

2) Papeis (32,2%):

A principal linha de receitas da Klabin, vem de papeis, havendo boa divisão entre Papel Cartão (caixas de cereais, pizza, comida congelada) e Papel Kraft (papel mais rígido, com foco em alimentos em maior peso, como caixas de frutas, carnes e sacos de alimentos). Não há abertura em representatividade de Ebitda, mas por serem de maior valor agregado, devem representar percentual ainda maior em geração de caixa.

Papel não possui comportamento tão cíclico como commodites em geral, especialmente como, no caso da Klabin, estão fortemente associados aos alimentos.

Especificamente falando sobre Kraft, há de fato um arrefecimento na demanda, mas os custos de produção, especialmente nos produtores de menor eficiência, aumentaram muito (especialmente energia na Europa), reduzindo o risco de redução significativa de preços.

Sobre Cartão:

“Esse é um mercado mais resiliente, até porque ele está associado ao mundo dos alimentos, ele, independente de contexto macroeconômico, ele tende a se comportar melhor. Eu também trouxe o ponto que o equilíbrio de oferta e demanda para cartões especiais como estes, ele tem um equilíbrio justo. Isso veio assim especialmente pelo grande acréscimo de demanda que aconteceu ao longo dos últimos 2-3 anos. Então, a dinâmica de preço segue justamente essa lógica de um equilíbrio justo de oferta e demanda e, portanto, as políticas de preço da Klabin vão seguir esse aspecto.”

Sobre Kraft:

“A gente vem de anos de demanda muito pujante no mercado de Kraftliner, nosso kraft é 100% fibra virgem, ele conversa muito com os mercados de alimentos, exportação de frutas, proteínas, é um mercado que, apesar de ter comportamento cíclico, ele se comporta mais distante do que uma commodity clássica, especialmente nos kraft virgens, mas é um mercado que depende das grandes economias, a inflação certamente afeta o poder de consumo, isso junto com o fato de que com a abertura das economias ao longo de 2021 um pedaço do consumo vai na direção de serviços, isso trouxe uma acomodação importante de demanda seja nos Estados Unidos, seja também na Europa.” Isso também está aliado a um segundo fato, que é entrada de capacidade mais no mundo dos container boards de fibra reciclada, que trouxeram capacidades adicionais e, portanto, taxas de operação mais baixas para esses mercados. “

“Faço uma pequena ressalva a essa grande acomodação desse mundo, que é o fato de que a inflação, especialmente dos grandes produtores na Europa, é bastante relevante. O custo energético lá trouxe impactos importantes em boa parte dos fabricantes, o que trouxe o piso do custo caixa, então os produtores de custo caixa mais elevados foram bastante impactados, o que criou uma plataforma de preço acima do que a gente vinha enxergando nos anos anteriores. Então, na prática, é uma acomodação, essa acomodação leva a alguma redução de preços dos mercados internacionais e a Klabin faz uso da sua estratégia de integrar mais e mais no mercado doméstico.

3. Embalagens

Produtos de maior resistência, que utilizam papel reciclado (Klabin é a maior recicladora de papéis do Brasil), trata-se do produto mais resiliente em preços, com dinâmicas muito mais internas do que macro, dada aplicabilidade apenas para mercado local. Sobre o 4t22 (a ser divulgado), mesmo sendo sazonalmente mais fraco do que o anterior em volume de vendas, estava com perspectiva de estabilidade, além de crescimento ano/ano.

Nós estamos otimistas em relação ao quarto trimestre, nós estamos vendo um trimestre mais forte do que o ano passado, o último trimestre ano passado, em algo como 2% ou mais acima, bem em linha com o terceiro trimestre, então bom desempenho. E normalmente o quarto trimestre é mais fraco do que o terceiro trimestre, isso tem uma questão de economia Brasileira e tem uma questão também, claro, que a Copa ajuda também, nós estamos vendo mercados aí como a de cerveja com aquecimento, estamos vendo lá em Manaus, naquela região que é uma região que produz bastante produtos, como televisores, linha marrom de uma forma geral, que atende esse mercado que demanda no final do ano festas e Copa, então eles se preparando para isso, temos a Black Friday agora, que impulsiona o varejo, então bastante otimismo e a Copa realmente ajuda aí nesse otimismo, nesse desempenho bom aí para o quarto trimestre.

4. Custos

Falando especialmente sobre os custos de celulose (de certa forma, há correlação com demais produtos), a Klabin comentou que o aumento ocorrido no 3T22 foi pontual e que não devem se repetir, especialmente concentrados em químicos, combustíveis, mão de obra e madeira.

Nós tivemos é eventos pontuais na fábrica de celulose, que a gente não espera a repetição daqui em diante, que impactaram os custos de químicos, combustíveis e outros. Essas 3 linhas tiveram aumento de custo na comparação trimestre com trimestre e é isso a gente não espera agora adiante no 4T, a gente espera redução nessas linhas.

Também colaborará para esta redução que eu estou comentando o ramp-up das plantas de ácido sulfúrico e gaseificação de biomassa, que foram investimentos feitos pela Klabin e que estão na sua curva de aprendizado, portanto, elas vão produzindo mais dia a dia, o que ajudará nessa redução de químicos, combustíveis e outros, além dos eventos pontuais que nós tivemos no terceiro tri.

Também tivemos no terceiro tri, na linha de pessoal/serviços, a Klabin fez uma primarização numa área de manutenção e no terceiro tri para que tivéssemos uma boa transição a gente acabou tendo sobreposição de custos. Isso já está também agora solucionado, a partir de outubro a gente está com a equipe própria da Klabin, o que, além de não ter a sobreposição de custos, passará a trazer o benefício econômico que justificou essa primarização.

Agora vamos falar de madeira, a linha de fibras. No terceiro tri a gente teve 2 fatores: o primeiro é relacionado à clima, choveu bastante no Paraná, isso acaba fazendo com que a gente tenha uma madeira mais úmida dentro da fábrica e aumenta o consumo específico de madeira. Isso é super comum no nosso setor ter essas oscilações trimestrais nesse sentido; a outra parte é também relacionado a esse planejamento semanal que a gente tem e no final nós tivemos mais participação de madeira de terceiros no trimestre do que a gente planejava no início. Colocando tudo dentro da mesma cesta, a gente espera a redução no custo caixa da celulose no quarto trimestre versus o 3T, especialmente pelos eventos aí que foram pontuais no 3T e que não aconteceram na última parte do ano.

5. Capex:

Houve uma preocupação dos analistas sobre os próximos investimentos da companhia. Porém, nada foi falado sobre o final do projeto PUMA 2, previsto para 2T23, que reduzirá sensivelmente os investimentos do ano, abrindo espaço para novos investimentos que possam ocorrer.

Lembrando que, a última máquina a ser entregue, trará junto com a redução de Capex, incremento de volume de venda, justamente em papeis, que possuem maior valor agregado, reduzindo ainda mais a participação de celulose nos resultados da empresa.

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Victor Kietzmann Junior é Economista formado pela FEA e atua individualmente há mais de 20 anos no mercado de ações.

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