Destaques de 2019

Lançamentos (parcela RNI) totalizaram R$ 347,0 milhões em 2019, aumento de 19% comparado a 2018

Vendas líquidas cresceram 26% em 2019, impulsionadas pelo aumento de 109% no MCMV;

Adição de R$1,2 bilhão ao land bank, encerrando 2019 em R$4,9 bilhões, dos quais 67% direcionados a projetos MCMV

Receita líquida do 4T19 foi a maior desde o 3T16. No ano, a receita totalizou R$319,8 milhões, crescimento de 75% em relação a 2018

Margem bruta de 26,3 % em 2019 versus 22,2% em 2018

Lucro líquido de R$5,3 milhões no 4T19, o maior desde 1T16, levando ao ponto de inflexão no resultado da Companhia, apurando lucro líquido anual de R$1,6 milhão após 3 anos de prejuízo líquido

Taxa média da dívida de produção foi reduzida em 1,7 p.p., através de portabilidade e renegociações de dívida

Dívida Líquida Total/ Patrimônio Líquido encerrou 2019 em 47,3% versus 36,0% em 2018.  O mesmo índice calculado com a Divida Líquida Corporativa (desconsiderando-se a Dívida de Produção) encerrou o ano em patamar negativo (-10%), uma posição mais confortável.

Margem Bruta da Receita a Apropriar (REF)  atingiu 29,6% (+ 6,0 p.p. versus 2018) num montante de R$121 milhões no 4T19 sobre o qual o Resultado a Apropriar é de R$ 35,8 milhões.

A RNI vem implementando e colhendo os frutos de sua estratégia de foco no MCMV  combinado com melhor quantidade e qualidade na venda, redução de distratos, maior dinamismo nas obras, controle rígido de despesas e custos  bem como saneamento financeiro.

A empresa tem expectativa de forte expansão operacional ao longo de 2020 e aponta como base a performance obtida em 2019 com lançamentos e vendas líquidas crescendo 15% e 26%, respectivamente.   Estes indicadores  apresentaram crescimento de 42% e 109% no segmento core da companhia, o MCMV. A RNI acredita que 2019 o resultado líquido encontrou seu ponto de inflexão. A tendência da evolução é ilustrada no gráfico do resultado líquido acumulado em 12 de meses:

A companhia  segue na execução do plano estratégico das macrorregiões.  As mudanças de produto e região já se refletem no land bank, hoje composto majoritariamente por áreas destinada ao MCMV, com sua distribuição concentrada nas 6 macrorregiões definidas.

A RNI mantém em aceleração seu plano de lançar R$1 bilhão VGV/ano no interior do Brasil.  O mapa baixo mostra as regiões de atuação:

O endividamento está em patamares confortáveis e em sua maior parte se refere a Financiamentos à Construção, ou seja, são financiamentos que “se transformam” em imóveis.

Evidentemente o ano de 2020 será muito mais desafiador que todos esperavam.  Em 2018 e 2019 ambiente operacional, comercial e financeiro foi altamente benéfico para incorporadoras imobiliárias.  A crise global que se instalou,  mudou, para pior, os fundamentos econômicos de todos os países.  As empresas precisarão rever suas estratégias para lidar com esse novo cenário.   

Nota:  Este post foi elaborado a partir de informações obtidas da central de download da área de RI da RNI.

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NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA

Sobre o Autor: Claudio R. Cusin é Engenheiro Mecânico formado pela Poli (USP) e Economista formado pela FEA (USP). É atualmente consultor de finanças tendo trabalhado no mercado financeiro por 30 anos. Foi Diretor de Credito e de Risco em vários bancos de investimento e comerciais.

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