A Orizon (ORVR3) é uma empresa que lida com o tratamento e valorização de resíduos em aterros sanitários como core business.
Além disso, possui alavancas de geração de valor no setor de biocombustíveis e créditos de carbono.

Setor de Resíduos: Lixão vs Ecoparque
Os lixões são o destino predominante do lixo no Brasil e isso possui diversas consequências negativas: contaminação do ambiente, emissão de gás metano, proliferação de vetores transmissores de doenças e destinação inadequada de resíduos.
Os Ecoparques, ativo central da Orizon, são uma solução para a problemática atual, pois promovem: tratamento de efluentes, redução da emissão de gases de efeito estufa, geração de créditos de carbono, transformação de resíduos em energia renovável e destinação ambientalmente apropriada.
Perspectivas para o Setor de Resíduos
Com o Novo Marco do Saneamento, ficou estabelecido que os municípios devem elaborar um plano de gestão de resíduos sólidos, ou seja, que destine os resíduos para o local adequado: os aterros. Em 2018, apenas 46% da destinação final de resíduos era em aterros.
Além disso, o Brasil está muito atrás de países desenvolvidos em questão de percentual de resíduos reciclados: o Brasil recicla apenas 3,0% enquanto a América do Norte e Europa reciclam 33,3% e 20,0%, respectivamente. A meta é que o Brasil recicle pelo menos 40% dos resíduos até 2040.
Modelo de Negócios
A empresa opera de forma que há o investimento no banco de resíduos, que é o business principal da empresa e, posteriormente, a empresa consegue agregar valor por meio de linhas de negócios a partir dos aterros: produção de biogás, geração de créditos de carbono, economia circular, fertilizantes verdes e waste to energy.

Barreiras de Entrada
- Infraestrutura de difícil replicação: regulações ambientais, mais de 10 anos para desenvolver novos projetos, baixa disponibilidade de novas áreas.
- Elevado Know-How técnico: a Orizon possui pioneirismo e 11% do market share de resíduos no Brasil.
- Exigências Regulatórias Rigorosas: elevados requisitos de licenciamento e distância até a geração de resíduos desempenham papéis importantes.
- Dessa forma, a Orizon está bem posicionada para crescer em conjunto com a indústria nos próximos anos.
Pares em Gestão de Resíduos
O principal par da Orizon no Brasil é a Ciclus, companhia que a Simpar é dona indiretamente
A Waste Management é um empresa americana de gestão de resíduos e possui margem líquida de 11% e ROIC de 10% utilizando um modelo de negócios semelhante a Orizon.
A Waste Connections também é uma empresa americana de resíduos que possui margem líquida de 11% e ROIC de 6%.
Dessa forma, é possível de se esperar que a Orizon consiga, no longo prazo, possuir uma margem líquida alta e estável conforme os projetos maturarem.
Pares de Orizon
A Orizon possui um valuation semelhante aos pares que possuem uma média de EV/EBITDA é de 16,79x.
A análise de múltiplo EV/EBITDA indica um potencial de valorização de apenas 6% nos preços atuais.

Potencial de Valorização
- Crescimento projetado de faturamento em linha com o CAGR3Y de 21%.
- EV/EBITDA médio dos últimos 2 anos foi de 14,8x.
- Margem EBITDA de 50%.
- Há um potencial de valorização de 54% com base nos preços atuais.

Sobre o Autor: Hugo Queiroz, CNPI, CGA
Sócio e Diretor de Corporate Advisory da L4 Capital
Resumo da Experiência: Hugo Queiroz é um profissional com ampla experiência no mercado financeiro. Com mais de uma década de atuação, ele começou sua carreira na Caixa Econômica Federal em 2006 como gestor de fundos, onde permaneceu até 2020. Durante esse período, foi reconhecido pela FGV como o melhor gestor de fundos de ações em 2017. Posteriormente, ele desempenhou o papel de Diretor de Análise e Consultorias no TC e também foi membro do Conselho de Administração.
Site: www.l4capital.com.br
__________________________________________________________
NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Small Caps
Siga o nosso Twitter: https://twitter.com/portalsmallcaps
Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps
Assista os nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/c/PortalSmallCaps